Back

Curso no Pará irá discutir boas práticas de fabricação

COSMÉTICOS E SANEANTES

Curso no Pará irá discutir boas práticas de fabricação

O objetivo do curso é debater as boas práticas de fabricação de cosméticos e saneantes com empresas do Pará e dos demais estados da região Norte.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 28/11/2018 16:23
Última Modificação: 08/02/2019 17:10

A Anvisa realizará, nos dias 12 e 13 de dezembro, o Curso de Boas Práticas de Fabricação de Cosméticos e Saneantes, em Belém (PA), na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) local. O evento é direcionado aos fabricantes de toda a região Norte, que conta com um total de 142 empresas — 102 de saneantes e 40 de cosméticos.

Além de estimular o debate sobre o tema, o objetivo da atividade é disseminar informações e conteúdos relacionados à importância da garantia da qualidade e da segurança dos produtos em questão. De acordo com a Anvisa, em 2019 a iniciativa será ampliada e realizada nas demais regiões do país.

O curso será promovido pela Gerência Geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária (GGFIS) da Anvisa, com apoio e parceria do Sebrae/PA, da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla).

As empresas interessadas em participar do curso poderão realizar suas inscrições pelo link https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/758497?lang=pt-BR, utilizando o navegador Google Chrome, ou através da Central de Atendimento do Sebrae/PA (0800 570 0800), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Temas em discussão

Durante a atividade, serão tratados temas como a regularização de empresas que atuam no setor e requisitos para a regularização de produtos saneantes e cosméticos, além de requisitos pessoais e de instalações de edifícios e serviços.

Também serão apresentados assuntos relacionados a equipamentos, armazenamento, distribuição, definição de prazo de validade de matérias-primas, reanálise e reteste de produtos. Completando os temas a serem abordados estão a produção e o controle de processos e a garantia da qualidade e validação.

Confira a programação completa do curso.

Segurança e qualidade

O cumprimento das boas práticas de fabricação (BPF) é de extrema importância para garantir a qualidade e a segurança dos produtos comercializados. Embora a certificação não seja exigida para fabricantes de cosméticos e saneantes, é obrigatório que as empresas cumpram as normas de boas práticas, de acordo com o estabelecido nas Resoluções da Diretoria Colegiada (RDC) 47 (BPF de Saneantes) e 48 (BPF de Cosméticos), ambas de 2013.

Segundo a GGFIS e conforme os resultados referentes às solicitações de Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF) finalizadas em 2018, considera-se que a abordagem do tema é de grande relevância para a Anvisa e para o setor regulado, pois contribuirá para o desenvolvimento do setor de cosméticos e saneantes no país.

Solicitações de CPBF – 2018

Fonte: Anvisa

Serviço:

Encontro com o Setor Regulado de Cosméticos e Saneantes — Região Norte

Curso de Boas Práticas de Fabricação de Cosméticos e Saneantes

Data: 12 e 13 de dezembro de 2018

Horário: 8h às 18h

Local: Sebrae/PA

Endereço: Rua Municipalidade, 1461 — Umarizal, Belém (PA)

 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial e Facebook @AnvisaOficial