Diretor-presidente da Anvisa abre seminário internacional em Genebra
O diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, destacou o esforço coletivo das agências reguladoras internacionais na busca de uma articulação regional e global para avançar nas cooperações multilaterais voltados para a regulação sanitária.
A intervenção de Barbano ocorreu na abertura do “Seminário Internacional de Regulação Sanitária: Desafios em um Mundo sem Fronteiras- o Aperfeiçoamento do Intercâmbio entre Agências Reguladoras”, que se realiza durante todo o dia desta sexta-feira (18/5) no Hotel Intercontinental, em Genebra, Suíça.
Também participou da mesa de abertura do seminário a embaixadora Maria de Nazareth Farani Azevedo, chefe da Missão Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra. A embaixadora destacou que os três paineis de debate do seminário abordarão compra de medicamentos e produtos para a saúde, qualidade e segurança e experiências bem-sucedidas em regulação sanitária.
A embaixadora disse, ainda, que não há um resultado planejado para a reunião. "Peço que todos participem dos debates e apresentem suas sugestões para que possamos construir juntos”, afirmou.
Durante todo o dia, representantes de agências reguladoras de 30 países discutirão formas de cooperação internacional para a construção de um sistema que possa reconhecer, aproveitar e gerar competências no campo da regulação e controle sanitário, representando um esforço de solidariedade entre os países.
O evento encerrará às 17h em Genebra, 12h em Brasília, com a presença da Diretora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan, e do secretário nacional de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde do Brasil, Carlos Gadelha, que está representando o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Imprensa/Anvisa