Diretores das agências destacam principais avanços em 2012
Dirigentes e servidores das Agências Reguladoras do país estão reunidos, em Brasília, até esta sexta-feira (7/12), para discutir desafios e perspectivas para a área de regulação no país. O diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, representou a Anvisa no Fórum e abordou os principais avanços obtidos pela Agência em 2012.
“Vivemos em uma sociedade cada vez mais exigente, num cenário de muita competitividade e volatilidade de tecnologias. Nesse contexto, a atuação regulatória é fundamental para garantir segurança e previsibilidade” afirmou Dirceu Barbano.
O diretor-presidente falou, também, sobre a necessidade de valorização da cooperação no âmbito internacional e citou a fraude das próteses mamárias da marca PIP como um exemplo de crise que exigiu ação articulada de todas as Agências Reguladoras do mundo. “Precisamos nos questionar se é possível desenhar um plano de ação para esses momentos de crise global”, sugeriu.
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, integrou a mesa de abertura do Fórum e ressaltou avanços no processo de construção do modelo de Agência Reguladora no Brasil.
“Acompanho a evolução do modelo de regulação desde a criação das primeiras Agências. Apesar de o brasileiro ser avesso a reconhecer avanços, no Tribunal há uma percepção clara das melhorias conquistadas”, afirmou Zymler. Segundo o ministro, é fundamental fortalecer continuamente o quadro de servidores das agências para garantir estabilidade.
Durante o dia, os diretores de todas as agências apresentaram os principais avanços conquistados em 2012. O Fórum das Agências Reguladoras continua nesta sexta-feira (7/12).
Vanessa Amaral / Imprensa - Anvisa