Back

Encontro aborda inclusão de uso racional de medicamentos nas faculdades de saúde

$chapeu_da_noticia.getData()

Encontro aborda inclusão de uso racional de medicamentos nas faculdades de saúde

Por: ASCOM
Publicado: 10/11/2011 02:00
Última Modificação: 25/06/2015 13:18
$texto_alternativo.getData()
$legenda-imagem.getData()

Contribuir para a implementação de um módulo de ensino sobre uso racional e propaganda de medicamentos nas Faculdades de Saúde do Brasil. Esse é o objetivo do encontro Educação e Saúde na Promoção do Uso Racional de Medicamentos, que ocorre nesta quinta-feira (10/11), em Brasília (DF). Com a presença de palestrantes de renome internacional, o encontro reúne professores  de faculdades da área de saúde e servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Durante o encontro, ocorrerá o lançamento do Caderno de Textos Acadêmicos com os artigos elaborados durante o Projeto de Educação e Informação/ Monitoramento de Propaganda da Anvisa em 2009. O projeto desenvolveu ações educativas sobre o tema saúde em escolas de ensino fundamental e médio e capacitou radialistas de todo o país sobre a importância da adequação  das peças publicitárias de medicamentos às normas da Anvisa.

O encontro conta ainda com um curso, onde os participantes discutem a fundamentação e a importância de ensinar sobre uso racional e propaganda de medicamentos em Faculdades de Medicina e Farmácia e compartilham experiências na América Latina. A ideia é que, ao final do curso, seja possível planejar a implantação de um módulo de ensino para a Faculdades de Saúde do Brasil.

Entre os palestrantes estão Benito Marchand, médico graduado em Paris que trabalha há 25 anos na América Latina, Carlos Fuentes Martinez, médico e secretário da Comissão Técnica Nacional do Plano Estratégico Nacional para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos do Ministério da Saúde da Nicarágua, e Martin Cañás, médico graduado em La Plata e Coordenador Geral da área de Farmacologia da FEMEBA (Federação Médica da Província de Buenos Aires).

Daniele Carcute - Imprensa/Anvisa