Back

Encontro nacional discute resíduos de agrotóxicos

Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos

Encontro nacional discute resíduos de agrotóxicos

Evento que ocorre em São Paulo reúne profissionais das Vigilâncias Sanitárias e Lacens estaduais para discutir questões operacionais relacionadas ao PARA.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 19/04/2017 15:51
Última Modificação: 28/02/2018 16:54

Profissionais das Vigilâncias Sanitárias e dos Laboratórios Centrais (Lacens) dos estados e do Distrito Federal participam, até esta quinta-feira (20/4), da I Reunião Geral do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos (PARA) de 2017.

O evento, que começou na terça-feira (18/4), em São Paulo, tem como foco a manutenção e melhoria da execução operacional do Programa e envolve capacitações e discussões sobre os procedimentos relacionados a agrotóxicos. Avaliação do risco, Sistema de Gerenciamento de Amostras do PARA (SISGAP), critérios de amostragem e aspectos da desregulação endócrina.

Programa

O PARA é uma ação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), coordenada pela Anvisa em conjunto com os órgãos estaduais de vigilância sanitária e laboratórios estaduais de saúde pública, sendo um indicador da ocorrência de resíduos de agrotóxicos em alimentos. 

O Programa foi criado em 2001 e tem como principal objetivo monitorar resíduos de agrotóxicos em alimentos visando a realizações de ações para redução do risco à saúde quanto à exposição a essas substâncias. O envolvimento de servidores de vários entes do SNVS tem sido um grande diferencial do programa.

 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter (@anvisa_oficial)!