Back

Evento irá debater suporte fitossanitário insuficiente

AGROTÓXICOS

Evento irá debater suporte fitossanitário insuficiente

O VI Encontro sobre Culturas de Suporte Fitossanitário Insuficiente do Brasil será realizado nos dias 13 e 14/11, em Brasília. As inscrições são gratuitas.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 07/11/2019 09:00
Última Modificação: 14/11/2019 21:48

Consolidar os avanços e construir uma solução definitiva para o registro de agrotóxicos. Esse é o objetivo do VI Encontro sobre Culturas de Suporte Fitossanitário Insuficiente do Brasil, que será realizado nos dias 13 e 14 de novembro, das 8h30 às 17h, na sede da Anvisa, em Brasília (DF).

As inscrições são gratuitas. Para garantir a presença do maior número possível de entidades, porém, elas serão limitadas a cinco participantes por instituição. Os interessados devem realizar a inscrição por meio de formulário específico. O preenchimento é bastante simples, sendo requisitados dados como nome completo, endereço de e-mail, organização à qual pertence, cargo e telefone para contato.

O evento é promovido pela Anvisa, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A programação completa será disponibilizada em breve.

O que são CSFIs

As culturas de suporte fitossanitário insuficiente (CSFIs) – conhecidas internacionalmente como minor crops, ou seja, culturas menores – são aquelas que, em função do elevado custo dos estudos necessários para o registro de agrotóxicos, não apresentam retorno financeiro atrativo para as companhias que realizam esses registros. A falta de produtos agrotóxicos para tais culturas dificulta o manejo das pragas por parte dos produtores rurais e impede que outras avalições de risco sejam realizadas.

Evolução

O governo federal, por meio da Anvisa, do Ibama e do Mapa, criou normas específicas para o registro de agrotóxicos para essas culturas – primeiramente com a publicação da Instrução Normativa Conjunta (INC) 1/2010 e depois com a INC 1/2014.

Em 2012, foram celebradas parcerias com os Estados Unidos e o Canadá, que têm vasto conhecimento e trabalhos realizados, bem como legislações específicas para tratar do tema.

Atualmente, o debate, antes restrito ao governo e às indústrias detentoras dos registros, inclui também os produtores rurais e o setor de pesquisa, reunindo, portanto, os segmentos considerados fundamentais para tratar da questão.

VI Encontro sobre Culturas de Suporte Fitossanitário Insuficiente do Brasil

Data: 13 e 14 de novembro.

Horário: 8h30 às 17h.

Local: auditório da sede da Anvisa, em Brasília (DF) – SIA, Trecho 5, Área Especial 57.

Acesse o formulário eletrônico para fazer sua inscrição.

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook @AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial.