Back

Evento: Liberação de embarcações em tempos de Covid-19

Portos

Evento: Liberação de embarcações em tempos de Covid-19

Objetivo do evento é apresentar as recomendações da Anvisa relacionadas ao embarque e desembarque de tripulantes durante a pandemia do novo coronavírus.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 21/09/2020 00:18
Última Modificação: 21/09/2020 00:19

A Anvisa vai promover, em 24/9, às 16h, o evento on-line “Liberação de embarcações em tempos de Covid-19”. A ideia é apresentar, em uma hora e meia, as recomendações sobre embarque e desembarque de tripulantes durante a pandemia do novo coronavírus, esclarecer dúvidas e fortalecer a interlocução com o setor regulado. 

O evento é destinado ao setor de embarcações, ou seja, armadores, agências marítimas, associações representativas do setor de cabotagem, entre outros. Não é preciso fazer inscrição prévia. A transmissão, ao vivo, será realizada por meio do Youtube. Quem não puder participar no dia e hora marcados, poderá, posteriormente, assistir à gravação. 

O debatedor convidado é o Diretor-Presidente da Logística Brasil, André de Seixas. O evento contará também com a participação, durante a abertura, do Diretor de Agenciamento e de Apoios Marítimo e Portuário, Alex Navarro Ikonomopoulos. 

A proposta do evento surgiu devido ao volume de questionamentos, por parte do modal marítimo, sobre os procedimentos adotados pela Agência referentes à liberação de embarcações diante da emergência em saúde pública. Dessa forma, poderão ser esclarecidos os protocolos adotados, de modo a evitar o aumento de demandas nos diferentes canais de atendimento da Anvisa e agilizar processos. 

Saiba mais 

A Anvisa elaborou um documento que reúne os procedimentos relacionados ao embarque e desembarque de tripulantes de embarcações e plataformas nesse momento de pandemia. Entre as medidas essenciais, está a triagem dos tripulantes antes do início da escala de trabalho. A medida visa identificar possíveis casos de indivíduos com sintomas da Covid-19, evitando-se a propagação da doença. 

Entenda: os tripulantes escalados devem cumprir quarentena de 14 dias em domicílio ou em hotel antes da data prevista para embarque. Durante esse tempo, eles devem ter a saúde monitorada e, caso apresentem sintomas respiratórios ou febre, não devem viajar. 

No embarque dos tripulantes aptos a viajar, as orientações com relação às medidas preventivas devem ser reforçadas, bem como as providências a serem tomadas em caso de algum evento de saúde a bordo. 

O documento também informa sobre as medidas para desembarque de tripulantes sintomáticos e assintomáticos e a utilização de testes rápidos. Em formato de tópicos resumidos, a publicação traz diversas orientações, entre as quais a correta higienização dos meios de transporte utilizados para o deslocamento de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.