Back

Evento reúne inspetores e empresas para debater BPF

MEDICAMENTOS

Evento reúne inspetores e empresas para debater BPF

Primeiro Encontro de Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos reúne inspetores da Vigilância Sanitária e setor regulado para aprimorar procedimentos.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 23/09/2019 15:10
Última Modificação: 24/09/2019 19:07

O Primeiro Encontro de Boas Práticas de Fabricação (BPF) de Medicamentos reúne, de hoje (23/9) até quinta-feira (26), em São Paulo (SP), inspetores da Vigilância Sanitária e profissionais das indústrias farmacêuticas. O objetivo do evento é harmonizar o conhecimento sobre as diretrizes de BPF.

Resultado de uma parceria entre a Anvisa e entidades representativas da indústria farmacêutica no país, o encontro serve-se de uma abordagem colaborativa entre fiscais e inspecionados em prol do contínuo aperfeiçoamento dos processos que contribuem para o acesso da população brasileira a medicamentos de qualidade. A ideia é implementar as novas diretrizes de forma compassada, harmônica e sustentável.

As 400 vagas oferecidas foram preenchidas. Quem tiver interesse, porém, pode acompanhar o evento ao vivo, via web, por meio do link https://bit.ly/2mq8YeL.

Entenda

O novo marco regulatório de boas práticas de fabricação (BPF) de medicamentos no Brasil foi aprovado no último dia 20 de agosto. O regulamento de BPF é o principal padrão regulador para garantir a qualidade dos medicamentos no país.

A atualização do marco regulatório de BPF e a equiparação dos requisitos aos do Esquema de Cooperação em Inspeção Farmacêutica (Pharmaceutical Inspection Co-operation Scheme – PIC/s) possibilitam que o Brasil amplie as exportações de medicamentos para os maiores mercados farmacêuticos do mundo. A explicação é simples: os produtos fabricados de acordo com o padrão de qualidade mais moderno disponível tornam-se mais competitivos, nacional e internacionalmente.

Hoje, o PIC/s conta com 57 membros de 47 países. Como a cooperação se destina tanto a medicamentos de uso humano quanto a medicamentos veterinários, alguns países têm mais de uma autoridade-membro.

 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook @AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial