Back

Farmacovigilância: 7º Boletim trata de subnotificação

REAÇÕES ADVERSAS

Farmacovigilância: 7º Boletim trata de subnotificação

Principal assunto da nova edição do Boletim de Farmacovigilância é a subnotificação de suspeitas de reações adversas a medicamentos.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 31/10/2019 16:18
Última Modificação: 04/11/2019 13:02

Já está disponível, no portal da Anvisa, o 7º Boletim de Farmacovigilância, publicação periódica dedicada à divulgação de informações sobre atividades relacionadas ao monitoramento de medicamentos. Nesta nova edição, o tema tratado é a subnotificação de suspeitas de reações adversas a medicamentos.

Para facilitar a compreensão do assunto, a publicação apresenta as definições, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de reações adversas a medicamentos — conhecidas como RAM — e de eventos adversos e reúne, além de dados nacionais, um apanhado sobre a subnotificação no mundo. Apresenta também estratégias para estimular as notificações, uma vez que os sistemas de notificação voluntária de suspeitas de RAM são fundamentais para o monitoramento da segurança dos medicamentos.

Confira na íntegra o 7º Boletim de Farmacovigilância.

Veja a seguir o programa Papo Expresso, com a especialista da Anvisa Flávia Cruz, e saiba como relatar efeitos adversos de medicamentos:

Boletins anteriores

O Boletim de Farmacovigilância foi criado em 2012, com o objetivo de disseminar informações relevantes sobre o tema, com destaque para a atuação da Anvisa. Até 2013, ano em que a produção do material foi interrompida, foram publicadas quatro edições do periódico.

Em 2018, a produção foi retomada, com o lançamento do 5º Boletim de Farmacovigilância, dedicado ao VigiMed. A sexta edição do Boletim, publicada em setembro deste ano, abordou a atualização das normas sanitárias de farmacovigilância para os detentores de registro de medicamentos.

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook @AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial.