Back

Fórum discute regulação de produtos para a saúde

Produtos para a Saúde

Fórum discute regulação de produtos para a saúde

Fórum reúne autoridades e técnicos em regulação de equipamentos médicos de sete países, mais a União Europeia e tem como objetivo garantir a segurança e eficácia de produtos para a saúde no mundo.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 13/09/2016 18:03
Última Modificação: 13/09/2016 18:12

 

Foi aberta, nesta terça-feira (13), a 10° Reunião do Comitê Gestor do International Medical Device Regulators Forum (IMDRF) sediado em Florianópolis, Santa Catarina.

Sob a coordenação da atual presidência do IMDRF, os sete grupos de trabalho nos quais o comitê está dividido apresentaram uma atualização das respectivas atividades regulatórias.

O Brasil exerce a presidência do evento este ano, papel desempenhado na prática por representantes da Anvisa. Ao abrir a reunião, o Diretor da Anvisa Fernando Mendes ressaltou a importância do Fórum para a convergência regulatória internacional de dispositivos médicos e o compromisso do Brasil na implementação dos documentos.

O fórum reúne autoridades e técnicos em regulação de dispositivos médicos dos países membros como Austrália, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos, Japão, Rússia e  União Europeia, além dos observadores oficiais da Organização Mundial da saúde (OMS), da Regulatory Harmonization Steering Committee (Apec) e das organizações afiliadas Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e Asian Harmonization Working Party (AHWP).

José Carlos Moutinho, Diretor de Controle e Monitoramento Sanitários da Anvisa, destacou: “A regulação de dispositivos médicos a nível mundial passa por grandes transformações e a Anvisa é líder desse processo, trabalhando conjuntamente com outras agências reguladoras internacionais. O programa piloto previsto para conclusão no final desse ano já é um êxito, com previsão de efetivação do mesmo.”

O fórum prossegue até quinta-feira, 15 de setembro, debatendo a regulação do mercado de dispositivos médicos, assim como os meios para o aprimoramento do modelo regulatório global, colaborando para a garantia da segurança e da eficácia de produtos para a saúde.

Para saber mais:

Página do evento

Fórum internacional discute produtos para saúde