Back

Inspetores sanitários são capacitados em Santos

$chapeu_da_noticia.getData()

Inspetores sanitários são capacitados em Santos

Por: ASCOM
Publicado: 25/11/2008 02:00
Última Modificação: 25/06/2015 10:11
$texto_alternativo.getData()
$legenda-imagem.getData()

Inspetores sanitários brasileiros e de países de língua portuguesa e espanhola das Américas estão reunidos em Santos (SP) para participar do primeiro Workshop sobre Emissão do Certificado Sanitário de Embarcações. O objetivo do curso promovido pela Organização Panamericana da Saúde (Opas) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é preparar os responsáveis pela vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras às exigências do novo Regulamento Sanitário Internacional (RSI).

Para o representante da Opas Rubén Figueroa, o encontro é uma oportunidade importante de troca de experiência. "O Brasil é um país que busca constantemente cumprir os regulamentos internacionais. A iniciativa de compartilhar sua infra-estrutura com os demais países das Américas trará benefícios para todos", disse.

O novo RSI foi aprovado em 2005. A revisão anterior datava de 1969. Sua finalidade é prevenir a propagação internacional de doenças, evitando interferências desnecessárias com o tráfego e o comércio internacional. "O mundo muda com uma velocidade nunca vista, as doenças viajam rápido, crescem os riscos químicos e radioativos. A segurança sanitária está em perigo e o esforço para controlar esses riscos deve ser mundial, pensado de forma harmônica", afirma Figueroa.

Segundo o representante do Ministério da Saúde da Espanha Miguel Minguez Gonzalo, a capacidade de resposta das autoritades sanitárias deve ser completa. "Devemos estar bem preparados tanto para as inspeções sanitárias rotineiras quanto para situações graves de emergência. No contexto atual, as medidas devem ser rápidas e eficientes".

A coordenadora de portos, aeroportos e fronteiras de São Paulo, Oacy Toledo, ressalta a necessidade de adaptação da vigilância. "É extremamente importante que nós saibamos aplicar o novo RSI, de forma que incorporemos o olhar contemporâneo à vigilância sanitária. Assim, podemos fazer melhor o que já fazemos bem", comentou.

O assessor técnico de assuntos portuários e marítimos de Santos, Antônio Ferreira, compartilha da opinião da coordenadora. "É relevante o papel do vigilante sanitário, que é a mão da sociedade brasileira no cuidado com a saúde".

O workshop para inspetores sanitários sobre emissão do certificado sanitário de embarcações termina nesta quinta-feira (27). Ao todo, serão capacitados 46 técnicos. "Estarmos juntos discutindo estratégias e harmonizando nossas ações é fundamental para a melhoria do trabalho da vigilância sanitária em âmbito internacional. A presença de representantes das cinco regiões brasileiras permite a uniformização dos processos no país", afirma a gerente de Projetos Especiais em Portos, Aeroportos e Fronteiras da Anvisa, Maria Helena Figueiredo da Cunha


ASCOM/ Assessoria de Imprensa da Anvisa