IV Simbravisa faz balanço da Constituição cidadã
Desta segunda-feira (24) até a quarta-feira (26) o Centro de Convenções de Fortaleza (CE) é palco do IV Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa), sob o tema: “Vigilância Sanitária e os 20 anos da Constituição Cidadã”.
Realizado a cada dois anos, o encontro ocorre pela primeira vez no Nordeste e reúne aproximadamente 2.500 profissionais de pesquisa, ensino e serviços de vigilância sanitária, de laboratório e áreas afins. Eles vão participar de Conferências, Grandes Encontros, Rodas Vivas, Mesas Redondas e Discussões Temáticas. Neste ano o Simbravisa conta com a apresentação de 1.210 trabalhos.
“O desafio destes três dias é relacionar os relatos e debates deste evento com as grandes conquistas da saúde e da Vigilância Sanitária a partir de 1988”, ressaltou a diretora da Anvisa, Maria Cecília Martins Brito, durante a abertura do simpósio, na noite do último domingo (23).
A diretora lembrou, em seu discurso, que “a vigilância sanitária contribui para a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade”. “Já a Constituição Cidadã consolidou um ganho inestimável à sociedade brasileira, tendo na atuação da vigilância sanitária um instrumento fundamental de promoção e garantia dos direitos de cidadania”, pontuou.
O IV Simbravisa tem como principais objetivos estimular a pesquisa e a divulgação da produção científica nas instituições acadêmicas e de serviços da área de vigilância sanitária, fomentar a produção de subsídios para efetivação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. Também pretende refletir e discutir as questões de vigilância sanitária e contribuições na redução dos riscos e desigualdades em saúde e na construção da cidadania.
ASCOM/ Assessoria de Imprensa da Anvisa