Back

Lançado kit de ferramentas de design thinking para AIR

INOVAÇÃO

Lançado kit de ferramentas de design thinking para AIR

Ação ocorreu durante a 5ª Semana de Inovação, no painel Inovação em Modelos Regulatórios.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 07/11/2019 13:24
Última Modificação: 12/11/2019 14:43

A Anvisa lançou, na quarta-feira (6/11), o kit de ferramentas de design thinking aplicado à Análise de Impacto Regulatório (AIR). Para quem não está familiarizado com o nome em inglês, o termo design thinking é utilizado para denominar uma ferramenta que privilegia a celeridade, a empatia, a criatividade e a usabilidade. O kit pode ser acessado aqui.

O lançamento ocorreu no painel sobre “Inovação em modelos regulatórios”, na 5ª Semana de Inovação, realizada em Brasília (DF). O painel contou com a participação de representantes do Ministério da Economia (ME), do Tribunal de Contas da União (TCU), da Controladoria-Geral da União (CGU), da Universidade de Brasília (UnB) e de outras agências reguladoras.

No kit, a Anvisa apresenta conceitos, ferramentas e técnicas de facilitação para utilização do design thinking no processo de AIR. Com isso, as áreas técnicas da Agência podem realizar AIR por meio de um método de condução sobre o qual são aplicadas ferramentas do design thinking, o que significa uma abordagem que busca a solução de problemas de forma coletiva e colaborativa.

AIR

A AIR é um processo que institucionaliza uma sequência de reflexões necessárias para o desenvolvimento de uma política regulatória. Baseia-se em estruturas e métodos para analisar o problema, desenvolver objetivos regulatórios, identificar opções regulatórias e estimar seus impactos, de modo a permitir a otimização do desenho das políticas.

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook @AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial.