Back

Navios de cruzeiro: iniciada temporada 2019/2020

INSPEÇÕES

Navios de cruzeiro: iniciada temporada 2019/2020

Fiscais da Anvisa verificam segurança dos alimentos, qualidade da água, limpeza das cabines, gerenciamento de resíduos sólidos e hospital de bordo.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 24/12/2019 10:07
Última Modificação: 07/01/2020 00:58

Já está em curso a nova temporada 2019/2020 de navios de cruzeiro. Com previsão de receber 42 navios, a equipe da Anvisa nos portos já está preparada para realizar inspeções nos navios que atracam na costa brasileira.

Nas inspeções, os fiscais verificam a segurança sanitária dos alimentos preparados a bordo e da água ofertada para consumo humano. Além disso, verificam as águas recreacionais (das piscinas e hidromassagens), a limpeza das cabines, o gerenciamento de resíduos sólidos e o hospital de bordo.

Após cada inspeção, os navios são classificados na categoria A, B, C ou D, de acordo com as irregularidades encontradas. Os navios classificados no padrão A estão em excelentes condições sanitárias, os de padrão B estão em condições sanitárias satisfatórias e os classificados como C possuem condições sanitárias aceitáveis. Já os navios classificados no padrão D possuem condições sanitárias insatisfatórias e devem implementar medidas imediatas para a correção das não conformidades.

Os resultados dos navios das últimas temporadas e dicas de saúde para viagem em navios de cruzeiros podem ser consultados aqui

Doenças a bordo

Durante toda a temporada, os navios são orientados a notificar, diariamente, casos de suspeita de doenças transmissíveis a bordo. A equipe do Programa Nacional de Vigilância em Saúde para navios de cruzeiro realiza o monitoramento diário dos eventos de saúde pública que são notificados pelos navios e estabelece diretrizes e medidas de controle para situações de surtos, a fim de proporcionar resposta rápida a possíveis eventos de saúde a bordo dessas embarcações.

As equipes de inspeção estão constantemente atentas e sensíveis à ocorrência desses eventos relacionados a viajantes e tripulantes. Todo o trabalho foi previamente discutido entre os atores envolvidos da Vigilância em Saúde, seja no âmbito federal, dos estados e dos municípios.

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook @AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial.