Back

Orientação: Anvisa previne Sistema sobre leite chinês

$chapeu_da_noticia.getData()

Orientação: Anvisa previne Sistema sobre leite chinês

Por: ASCOM
Publicado: 09/01/2008 02:00
Última Modificação: 25/06/2015 10:10
$texto_alternativo.getData()
$legenda-imagem.getData()

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) encaminhou, nesta quinta-feira (9), orientações para todo o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária sobre como proceder no caso de identificação dos alimentos chineses proibidos no Brasil. Desde segunda-feira (6), está proibida, em todo território nacional, a entrada e a comercialização de matéria-prima chinesa de origem láctea e outros alimentos que contenham leite, provenientes ou fabricados na China, na sua composição.

As Vigilâncias Sanitárias locais que encontrarem estes produtos nos pontos de venda do país deverão interditar o produto. Dessa forma, os comerciantes estão impossibilitados de colocar esses alimentos em exposição para os consumidores.

Conforme as orientações, o responsável pelo estabelecimento deve comunicar ao fornecedor do alimento que ele faça o recolhimento do produto. Os produtos impossibilitados de comercialização ficarão interditados até que o órgão de vigilância sanitária autorize a destinação final. Dependendo do caso, estes produtos poderão ficar armazenados pelo fornecedor em estabelecimento próprio, serem devolvidos ao país de origem ou inutilizados.

Consumidores

Enquanto os alimentos chineses continuarem proibidos no Brasil, a Agência recomenda que, no ato da compra ou consumo de alimentos, os consumidores verifiquem a procedência e a composição dos produtos. Em caso de sintomas inesperados, a pessoa deve procurar orientação médica. Mais informações podem ser obtidas por meio da Ouvidoria da Anvisa, pelo e-mail: ouvidoria@anvisa.gov.br ou ainda pelo Disque-Saúde, 0800 61 1997.

Leia Mais:
Precaução: Anvisa amplia controle sobre alimento chinês


ASCOM/ Assessoria de Imprensa da Anvisa