Países reúnem-se para discutir segurança de medicamentos
A Organização Mundial da Saúde (OMS) realiza, em Brasília, o 35º Encontro Anual dos países participantes do Programa Internacional de Monitoramento de Medicamentos. O objetivo do programa é fortalecer as ações de farmacovigilância no mundo e assegurar o comércio de medicamentos seguros e eficazes. A abertura do encontro, que conta com o apoio da Anvisa, será na próxima segunda-feira (12/11), às 9h, no Centro de Eventos Brasil 21.
O Brasil foi admitido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para integrar o programa em 2001 e pela primeira vez sedia o fórum. A realização do 35º Encontro Anual em Brasília é uma oportunidade para se fortalecer as ações de farmacovigilância nos países da América Latina e Caribe. A criação, na região, de um sistema de vigilância pós-comercialização único e eficaz é uma das pautas que será debatida pelas delegações.
O diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, e o representante da Organização Pan-Americana da Saúde, Joaquín Molina, participam da abertura do encontro. A programação completa vai até quarta-feira (14/11) e contará com delegações de 59 países, como Canadá, Estados Unidos, Japão, China, Itália e Argentina.
Histórico
Nos últimos trinta anos, realiza-se, anualmente, o encontro dos centros nacionais que são membros do Programa Internacional de Monitoramento de Medicamentos. A maioria dos encontros já realizados ocorreu nos continentes europeu e asiático.
Essas reuniões caracterizam-se como um importante fórum de discussão sobre segurança de medicamentos e são coordenadas pelo Centro Internacional de Monitoramento de Medicamentos de Uppsala (UMC), da Organização Mundial de Saúde (OMS), localizado na cidade de Uppsala, Suécia.
35º Encontro Anual do Programa Internacional de Monitoramento de Medicamentos
Quando: segunda-feira (12/11)
Hora: 9h
Onde: Centro de Eventos Brasil 21. SHS Quadra 6, Lote 1, Conjunto A, Setor Hoteleiro Sul, Brasília, DF.
Imprensa / Anvisa