Back

PARA é incluído em programa de monitoramento da OMS

Agrotóxicos

PARA é incluído em programa de monitoramento da OMS

Dados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos da Anvisa serão utilizados por sistema global de monitoramento e avaliação da exposição de contaminantes em alimentos.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 13/10/2017 14:55
Última Modificação: 13/10/2017 15:27

A Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu os dados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) da Anvisa no programa Gems Food, responsável por manter o sistema global de monitoramento e avaliação da exposição de contaminantes em alimentos. O sistema recebe informações de 35 centros de colaboração, distribuídos em 28 países, referentes ao consumo de alimentos e exposição a resíduos de agrotóxicos, contaminantes, drogas veterinárias e outras substâncias presentes nos alimentos. A Anvisa é um desses centros de colaboração.

A OMS destacou em mensagem encaminhada à Agência que com esta inclusão dos dados do Brasil, as Américas passaram a ser os primeiros provedores de dados da Gems, antes mesmo da Europa.

Por intermédio dessas informações, o sistema oferta dados para países e órgãos de assessoria científica dos Comitês do Codex Alimentarius. Esses órgãos são responsáveis pela condução da avaliação do risco com a finalidade de garantir que os limites máximos de resíduos em alimentos comercializados no mercado internacional são seguros para o consumo.

Em fevereiro de 2017, os países membros do Codex foram convidados a submeterem dados sobre a ocorrência de 64 substâncias em alimentos, entre as quais, 49 são agrotóxicos com Dose de Referência Aguda estabelecida no âmbito do Codex e seis têm uso como agrotóxico e droga veterinária.

A Anvisa encaminhou dados de resíduos de 32 agrotóxicos referentes a 19.230 amostras de 25 alimentos diferentes coletados pelo PARA entre 2010 e 2015. No total foram encaminhados à OMS 404.059 resultados analíticos, sendo que, em 6.445 amostras, foram quantificados resíduos.

O PARA é resultado de uma ação entre Anvisa, Vigilâncias Sanitárias locais e Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen). O objetivo do programa é monitorar resíduos de agrotóxicos nos alimentos que chegam à mesa do consumidor, visando reduzir eventuais riscos à saúde. Os resultados do PARA subsidiam medidas a serem tomadas quanto às irregularidades encontradas e possibilitam a avaliação e mapeamento das situações em que os resíduos de agrotóxicos nos alimentos possam representar risco à saúde da população brasileira.

 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial e Facebook @AnvisaOficial