Back

Participe do Webinar sobre biovigilância

TRANSPARÊNCIA

Participe do Webinar sobre biovigilância

Objetivo do seminário virtual é apresentar a norma que trata do Sistema Nacional de Biovigilância. Evento será realizado na quinta-feira (10/9), às 10h.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 08/09/2020 17:43
Última Modificação: 08/09/2020 18:08

Você quer conhecer melhor a norma sanitária inédita no país que instituiu o Sistema Nacional de Biovigilância? Então, anote aí: quinta-feira (10/9), a partir das 10h, a Anvisa realizará um seminário virtual, o chamado Webinar, em que serão abordados os objetivos da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 339/2020, bem como seu escopo e abrangência.  

O evento será também uma oportunidade para prestar esclarecimentos àqueles envolvidos com o uso terapêutico de células, tecidos e órgãos humanos sobre os procedimentos de notificação compulsória de eventos adversos em biovigilância à Anvisa. Além disso, serão dadas orientações a respeito dos prazos de notificação e das responsabilidades referentes aos mecanismos de prevenção de doenças transmissíveis e a consequente redução de custos ao Sistema Único de Saúde, o SUS.  

Para participar do Webinar não é necessário efetuar nenhum tipo de cadastro prévio. Basta clicar no link abaixo no dia e horário agendados.  

Com a realização desse seminário virtual e as orientações dirigidas aos profissionais de saúde, é esperado reduzir a subnotificação de eventos adversos em biovigilância. Essa subnotificação foi apresentada no 1º Relatório de Dados de Biovigilância, divulgado em julho. A publicação apresenta uma análise quantitativa dos eventos adversos decorrentes de transplantes e do uso terapêutico de células e tecidos em enxertos, implantes e reprodução humana assistida, reportados pelos estabelecimentos de saúde. Os dados do documento são referentes ao período compreendido entre julho de 2015 e dezembro de 2018.   

Saiba mais 

A Biovigilância é um conjunto de ações de monitoramento e controle que abrange todo o ciclo de células, tecidos e órgãos humanos – desde a doação até a evolução clínica do receptor e do doador vivo. Tem como objetivo obter e disponibilizar informações sobre riscos e eventos adversos, a fim de prevenir sua ocorrência ou recorrência.

A notificação à Anvisa de reações adversas em biovigilância é realizada por meio de formulário padronizado: Ficha de notificação individual de reações adversas em biovigilância. Esse monitoramento é fundamental para que sejam estabelecidas medidas para a minimização de riscos aos pacientes.  

Webinar para quê? 

Para fortalecer as iniciativas de transparência da Anvisa, levando conteúdo e conhecimento atualizado ao público. A transmissão é via web e a interação com os usuários é feita em tempo real, por um chat realizado durante o seminário. A gravação do evento ficará disponível para visualização, no mesmo link da transmissão, após seu término.  

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook@AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial