Back

Pesquisa da Anvisa sobre promoção de medicamentos é divulgada na Turquia

$chapeu_da_noticia.getData()

Pesquisa da Anvisa sobre promoção de medicamentos é divulgada na Turquia

Os resultados do diagnóstico situacional feito pela Anvisa nas Unidades Básicas do Sistema Único de Saúde (SUS) foram apresentados durante a 3ª Conferência Internacional sobre a Melhoria do Uso de Medicamentos (ICIUM), na Turquia.
Por: ASCOM
Publicado: 05/12/2011 02:00
Última Modificação: 24/02/2016 15:41
$texto_alternativo.getData()
$legenda-imagem.getData()

Os resultados do diagnóstico situacional feito pela Anvisa nas Unidades Básicas do Sistema Único de Saúde (SUS) foram apresentados durante a 3ª Conferência Internacional sobre a Melhoria do Uso de Medicamentos (ICIUM), na Turquia. Promovida a cada sete anos, a Conferência ocorreu entre os dias 14 e 18 de novembro e reuniu mais de 600 especialistas de todo o mundo para discutir o uso indevido de medicamentos nos países de baixa e média renda.

A pesquisa da Anvisa – “Diagnóstico situacional da promoção de medicamentos em unidades de saúde do Sistema Único de Saúde” – analisou, em 2009, a influência da publicidade sobre os responsáveis por indicar medicamentos no SUS. Foram entrevistados 505 médicos, 186 dispensadores de medicamentos e 13 gestores municipais de saúde, em 185 Unidades Básicas de Saúde.

O estudo utilizou uma amostra aleatória de estabelecimentos de saúde, que foram selecionados por sorteio. Em cada Unidade, profissionais responderam ao questionário a respeito da propaganda de medicamentos e aos critérios de seleção desses produtos.

Na Turquia, a pesquisa foi considerada um estímulo para que outros países construam políticas de promoção nacional de medicamentos.

Confira os resultados da pesquisa

Vanessa Amaral - Imprensa/Anvisa