Back

Programa da Anvisa é destaque em escolas do Piauí

AÇÕES EDUCATIVAS

Programa da Anvisa é destaque em escolas do Piauí

Educanvisa tem como foco ações educativas sobre uso e consumo seguro de medicamentos, alimentos, cosméticos e outros produtos sujeitos à vigilância sanitária.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 13/12/2018 17:50
Última Modificação: 13/12/2018 18:03

A rede municipal de ensino da cidade de Oeiras, no Piauí, trabalhou temas de vigilância sanitária durante a VI Feira Literária de Oeiras (Flor), realizada no período de 29 de novembro a 1° de dezembro. A rede conta com aproximadamente seis mil alunos, que durante a feira têm espaço para expor todas as produções desenvolvidas ao longo do ano, além de realizar atividades diversas como bate-papos temáticos, oficinas e apresentações teatrais.

O responsável pela introdução e discussão de assuntos relacionados à vigilância sanitária é o Educanvisa – Educação em Vigilância Sanitária, um programa da Anvisa que desde 2006 desenvolve ações educativas em todo o Brasil. Neste ano, foram trabalhados eixos temáticos em todas as escolas, a partir da obra Poemas e Comidinhas, da escritora carioca Roseana Murray. As crianças criaram espetinhos de frutas, ao mesmo tempo que trabalharam informações sobre manipulação de alimentos, alimentação saudável e higiene das mãos. Nos três dias do evento, a feira teve cerca de 15 mil visitantes.

Saiba mais

As atividades do Educanvisa são direcionadas para a sociedade, em ação coordenada com os estados, os municípios e o Distrito Federal, de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo do programa é promover melhorias nas relações de consumo de produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária. Além disso, tem o intuito de formar educadores e outros profissionais das áreas da educação e da vigilância sanitária, que promovem ações educativas nas comunidades escolares sobre o uso e o consumo seguro de medicamentos, alimentos, cosméticos e outros produtos sob vigilância sanitária.

O programa educativo conta com uma coordenação nacional, composta por uma equipe multiprofissional de servidores da Anvisa. Nos estados, municípios e Distrito Federal as ações são conduzidas por profissionais da vigilância sanitária ou das secretarias de educação, que fazem a interlocução com as escolas da rede de ensino, atuando como multiplicadores do conhecimento sobre o tema. Os professores são os responsáveis pelo desenvolvimento dos conteúdos nas salas de aula e na comunidade escolar.

Conheça o Educanvisa.

  

  

 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial e Facebook @AnvisaOficial