Back

Programa de Análise de Resíduos suspende coletas

AGROTÓXICOS

Programa de Análise de Resíduos suspende coletas

Suspensão temporária foi necessária devido à pandemia da Covid-19 e será mantida até que haja condições adequadas para a retomada das atividades.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 06/08/2020 16:26
Última Modificação: 06/08/2020 17:05

A Anvisa informa que as atividades de coleta, transporte e análises de amostras desenvolvidas pelo Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para) estão temporariamente suspensas. A medida foi necessária devido à pandemia da Covid-19 e às ações adotadas em todo o país para prevenção do contágio, enfrentamento e contingenciamento da doença.   

A suspensão será mantida até que haja condições adequadas para a retomada das atividades. O retorno das ações de coleta será programado em momento oportuno, com a devida antecedência, para que seja possível a mobilização de todos os agentes envolvidos nos trabalhos do programa. 

Programa 

O Para é resultado de uma ação conjunta da Anvisa, das Vigilâncias Sanitárias (Visas) locais e dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens). O objetivo é monitorar os resíduos de agrotóxicos nos alimentos que chegam à mesa do consumidor, visando reduzir eventuais riscos à saúde.   

Os resultados do Programa subsidiam medidas a serem tomadas quanto às irregularidades encontradas, além de possibilitar a avaliação e o mapeamento das situações em que os resíduos de agrotóxicos nos alimentos possam representar risco à saúde da população.  

Sistema de gerenciamento  

Mesmo com a suspensão temporária das atividades de coleta, transporte e análises de amostras, atualmente encontram-se em desenvolvimento as novas funcionalidades do Sistema de Gerenciamento de Amostras, com o objetivo de facilitar o trabalho de todos os entes integrantes do programa e de otimizar a avaliação dos dados das análises laboratoriais. 

Neste momento, a Anvisa, em conjunto com os laboratórios e com as Vigilâncias Sanitárias locais, também está trabalhando na consolidação dos dados relativos ao último período de coleta, referente ao ciclo 2018/2019, para elaboração do relatório com os resultados do monitoramento, que serão divulgados após a consolidação do material.  

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook@AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial