Programa Farmácias Notificadoras chega à Paraíba
A Paraíba é o 15º estado do país a aderir ao programa Farmácias Notificadoras. Nesta quarta-feira (13), os responsáveis técnicos de farmácias e drogarias de João Pessoa irão participar pela primeira vez do treinamento. Já na quinta-feira (14), a capacitação ocorrerá em Campina Grande. Os dois encontros reunirão cerca de 150 pessoas.
O treinamento dos profissionais é fundamental para a vigilância sanitária dos medicamentos após a comercialização. Essa é a opinião do diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano. Para ele, o programa contribui para a promoção da saúde da população.
“A vigilância pós-comercialização depende da capacidade que o sistema tem de ouvir o que é identificado como evento adverso. O envolvimento direto da farmácia ou drogaria amplia essa capacidade, porque permite que o cidadão informe o evento adverso direto à vigilância sanitária”, explica.
Além da Paraíba, o Farmácia Notificadoras também está, esta semana, em São Paulo. Nesta terça-feira (11), a 15ª turma formada no estado participa do treinamento. Aproximadamente, 40 responsáveis por farmácias públicas e privadas da capital paulista recebem oito horas de capacitação sobre o tema.
As reuniões da Paraíba e de São Paulo contam com o apoio dos Conselhos Regionais de Farmácia e dos Centros de Vigilância Sanitária estaduais.
ASCOM/ Assessoria de Imprensa da Anvisa