Back

Rede Sentinela é tema central da Revista Visa em Debate

PUBLICAÇÃO

Rede Sentinela é tema central da Revista Visa em Debate

Publicação traz textos sobre monitoramento de produtos pós-uso (Vigipós) e antecipa as comemorações dos 18 anos da Rede.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 12/12/2019 08:42
Última Modificação: 13/12/2019 14:24

A Anvisa e a Revista Visa em Debate lançaram, em novembro, uma edição temática dedicada à divulgação de experiências e resultados dos trabalhos desenvolvidos pela Rede Sentinela brasileira. A publicação traz textos sobre monitoramento de produtos pós-uso (Vigipós) em diversas abordagens, tais como biovigilância, cosmetovigilância, farmacovigilância, hemovigilância e tecnovigilância.

Também é apresentado um artigo sobre o uso do canabidiol em tratamentos de saúde humana, além de um texto que aborda a descentralização e a coordenação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). Há, ainda, relatos que tratam da qualidade e da segurança do paciente, e da sensibilização para a gestão de riscos.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Gerência de Hemo e Biovigilância e Vigilância Pós-Uso de Alimentos, Cosméticos e Produtos Saneantes (GHBIO) da Gerência Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGMON) da Anvisa, a revista Visa em Debate e o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), vinculado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O lançamento da publicação antecipou as comemorações dos 18 anos da Rede Sentinela, que serão completados em 2020.

Monitoramento

A Rede Sentinela funciona como um observatório em serviços de saúde, realizando a notificação e o monitoramento de eventos adversos e queixas técnicas de produtos sob vigilância sanitária, como medicamentos, vacinas e imunoglobulinas, cosméticos, artigos e equipamentos hospitalares, entre outros.

As suspeitas de eventos adversos e queixas técnicas são monitoradas e investigadas juntamente com as Vigilâncias Sanitárias. A conclusão dessas investigações pode resultar em diversas decisões, como a retirada do produto do mercado e a restrição do seu uso e da sua comercialização, entre outras intervenções.

Acesse aqui a mais nova edição da Revista Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Visa em Debate) ou clique nos links abaixo para ir direto ao tema do seu interesse.

Editorial

Debate: Desafios e perspectivas na vigilância sanitária pós-comercialização/uso

Artigos:

Modelos e iniciativas de biovigilância e transplante: uma revisão narrativa

Análise descritiva das notificações de eventos adversos de produtos cosméticos registradas no Notivisa, no período de 2006 a 2018

Uso terapêutico de produtos à base de canabidiol no Brasil: estudo descritivo, 2014–2017

Estudo da taxa de reação transfusional das instituições de saúde credenciadas à Rede Sentinela da Anvisa, do ano de 2017

Farmacovigilância de polifarmácia e reações adversas medicamentosas em idosos hospitalizados em hospital universitário de Manaus, Amazonas

Tecnovigilância: análise das notificações do Notivisa registradas no estado do Paraná, Brasil

Incidentes notificados no cuidado obstétrico de um hospital público e fatores associados

Gerenciamento de risco em bombas de infusão

Revisão

Regulação de dispositivos médicos: vigilância pós-mercado como estratégia de gerenciamento de riscos

Avaliação funcional de dispositivos médicos

Existe associação do uso de implantes mamários texturizados com linfoma anaplásico de células grandes?

Relato de experiência

Metodologias ativas para a cultura de segurança

Olimpíada de qualidade e segurança em hospital universitário público sentinela

Comunicação breve

Qualificação das ações de vigilância sanitária: harmonização e descentralização

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook @AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial