Back

Rede Sentinela: integração é um dos temas de encontro

Evento Nacional

Rede Sentinela: integração é um dos temas de encontro

Representantes da Anvisa e de quase todos os hospitais que compõem a Rede participaram do evento, que tratou de assuntos relacionados à farmacovigilância, biovigilância, hemovogilância e tecnovigilância.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 17/08/2018 15:03
Última Modificação: 17/08/2018 15:16

A Anvisa, em parceria com o Hospital Sírio Libanês, realizou o 16º Encontro Nacional da Rede Sentinela – Vivenciando a Inovação para a Segurança do Paciente. O evento, que ocorreu em São Paulo entre os dias 7 e 9 de agosto, contou com a participação de cerca de 350 de quase todos os hospitais que compõem a Rede Sentinela.

O encontro, organizado pela Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGMON), teve como principais objetivos a capacitação da rede, troca de experiências exitosas e fortalecimento da parceria entre Rede Sentinela e Anvisa para a detecção e notificação de eventos adversos, queixas técnicas e segurança do paciente.

O evento contou com a participação de palestrantes internacionais, da comunidade acadêmica, de vigilâncias sanitárias, de hospitais que compõem a rede e servidores da Anvisa. A mesa de abertura foi formada pelo diretor de Controle e Monitoramento Sanitários (Dimon), William Dib, a diretora de Autorização e Registro Sanitários (Diare), Alessandra Bastos Soares, o diretor de Ensino e Pesquisa do Sírio Libanês, Luís Fernando Lima Reis, e a gerente-geral da GGMON, Fernanda Maciel Rebelo.

“Este encontro é fundamental para o fortalecimento e a integração dos profissionais e hospitais que fazem parte da Rede Sentinela e para o compartilhamento de aspectos referentes à segurança do paciente”, ressaltou Rebelo.

O gerente de Hemo e Bio Vigilância e Outros Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GHBIO), que coordena a rede, Leonardo Oliveira Leitão, abriu o ciclo de palestras ao discorrer sobre os “Percursos e Novos Passos da Rede Sentinela”, demonstrando a solvência e importância da iniciativa.

O evento também contou com a exposição de trabalhos científicos e iniciativas inovadores para rede, incluindo a premiação dos trabalhos.

Rede Sentinela

A Rede Sentinela é composta por parceiros de cerca de 250 hospitais que, desde 2002, subsidia o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) com notificações de eventos adversos e queixas técnicas referentes ao uso de produtos para a saúde, medicamentos, sangue e hemoderivados. O 16º Encontro Nacional da Rede Sentinela reuniu profissionais de diversas áreas da saúde que trabalham com gestão de risco e segurança do paciente.

 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial e Facebook @AnvisaOficial