Back

Sangue: fortalecidas ações fiscais na Amazônia

FISCALIZAÇÃO E MONITORAMENTO

Sangue: fortalecidas ações fiscais na Amazônia

Agentes sanitários de municípios estratégicos serão capacitados na fiscalização e no monitoramento dos estabelecimentos de sangue. Ação prevê realização de nove oficinas em polos regionais.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 17/05/2019 09:53
Última Modificação: 29/05/2019 15:02

A Vigilância Sanitária estadual do Amazonas (FVS-AM), em conjunto com a Vigilância municipal de Manaus e a Anvisa, realizaram um projeto de treinamento de agentes de vigilância sanitária de municípios estratégicos no interior do Amazonas.  O objetivo é fortalecer as ações descentralizadas de fiscalização e monitoramento dos estabelecimentos de sangue.

Segundo monitoramento da Agência, cerca de 9% dos estabelecimentos de sangue no Brasil estão em situação crítica de risco. A grande maioria se encontra na região Norte. A ação teve início com a 1ª Oficina de Boas Práticas de Inspeção em Agências Transfusionais, entre os dias 7 e 10 de maio, em Manaus (AM), com a participação de representantes da Anvisa.

Oficinas

A proposta do projeto é realizar nove oficinas nos polos regionais do estado, com foco em conhecimentos teóricos e práticos. As oficinas regionais serão coordenadas pela Vigilância Sanitária local, com apoio técnico da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). Assim como na capacitação realizada em Manaus, a Anvisa participará das oficinas regionais de Parintins e Tabatinga.

Além da formação de técnicos de vigilância sanitária para inspeções em sangue, será possível realizar um diagnóstico de como estão estruturadas as agências transfusionais e os núcleos de hemoterapia existentes no interior do estado, de forma a permitir a intervenção no risco sanitário.

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook @AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial