Back

Seminário visa fortalecer fiscalização de produtos fumígenos

Controle do tabaco

Seminário visa fortalecer fiscalização de produtos fumígenos

Além das discussões sobre fiscalização, evento também marca lançamento de Guia para Vigilância Sanitária.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 28/11/2017 16:00
Última Modificação: 28/11/2017 17:25

Aprimorar e fortalecer as ações de controle e fiscalização dos produtos fumígenos, derivados ou não do tabaco. É este o objetivo do seminário nacional sobre o tema que a Anvisa está promovendo nos dias 28 e 29 de novembro.

Além do aprimoramento, o seminário servirá para definir formas de monitoramento e avaliação e propor formas de parceria e troca de informações entre as Vigilâncias de estados e municípios e a Anvisa.

Advertências nas embalagens

O evento, que conta com representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e de diversas áreas da Anvisa, aborda marcos regulatórios aplicáveis à área de controle do tabaco, além de citar as condições de embalagens dos fumígenos e as advertências sanitárias, que consistem nas imagens e frases de advertências.

A Gerente-Geral de Registro e Fiscalização de Produtos Fumígenos (GGTAB), Patrícia Branco, afirma que as ações realizadas também estão sendo citadas nestes dois dias de evento. “A gente faz busca de propagandas e produtos irregulares que estão na internet. Tiramos mais de 600 anúncios irregulares do mercado neste ano. Estamos trazendo esses números para reafirmar a necessidade dos profissionais das Vigilâncias Sanitárias municipais e estaduais também realizarem fiscalização”, afirmou Patrícia.

Guia para VISA

Além das questões sobre a fiscalização de produtos derivados ou não do tabaco, o evento traz uma novidade: o Guia para Profissionais de Vigilância Sanitária. Patrícia também falou do guia: “Trata-se de um compilado de ações e legislações para o controle do tabaco, explicando como a aplicação das leis podem ser feitas durante as ações de fiscalização”, descreveu. O documento foi produzido pela Anvisa em parceria com o Centro de estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab).

 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial e Facebook @AnvisaOficial