Back

Síndrome da obstrução sinusoidal: aprovado biológico

DOENÇAS RARAS

Síndrome da obstrução sinusoidal: aprovado biológico

Estudos clínicos demonstraram benefício clínico consistente, com maior sobrevida dos pacientes após terapia de transplante de células tronco hematopoiéticas.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 12/03/2019 13:36
Última Modificação: 14/03/2019 11:54

Foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (11/3) o registro do produto biológico novo Defitelio (defibrotida). A indicação aprovada foi para o tratamento de pacientes com doença veno-oclusiva hepática (DVOH), também conhecida como síndrome de obstrução sinusoidal (SOS), com disfunção renal ou pulmonar, após terapia de transplante de células-tronco hematopoiéticas (TCTH).

O produto foi indicado para o tratamento em pacientes adultos e pediátricos a partir de um mês de idade. A detentora do registro é a empresa Zodiac Produtos Farmacêuticos S.A.

A doença veno-oclusiva hepática é bastante rara e é uma condição clínica grave e de elevada mortalidade para pacientes após TCTH.

Os estudos clínicos apresentados demonstraram um benefício clínico consistente, com maior sobrevida dos pacientes com doença veno-oclusiva hepática após transplante de células-tronco hematopoiéticas tratados com Defitelio, em comparação com os controles avaliados. Foi demonstrado também que o produto possui um perfil de segurança aceitável para a sua utilização na dose e no tempo recomendados em pacientes pediátricos e adultos.

 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial e Facebook @AnvisaOficial