Back

Situação da embarcação Baru Mucura

Portos

Situação da embarcação Baru Mucura

A Anvisa está monitorando o estado de saúde de todos os tripulantes a bordo da embarcação, que está no Porto do Rio de Janeiro.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 08/05/2020 00:38
Última Modificação: 08/05/2020 13:36

Nesta terça-feira (5/7), a Anvisa identificou inconsistências no livro médico de bordo e aplicou impedimento à embarcação Baru Mucura, que se encontra no Porto do Rio de Janeiro. Na quarta-feira (6/5), a agência marítima que representa legalmente o Baru Mucura protocolou confirmação de que havia quatro tripulantes com testes positivos para Covid-19 a bordo. Assim, a Anvisa solicitou a avaliação médica sobre a situação de saúde do restante da tripulação e também dos casos positivos. 

Entre outras coisas, a Agência exigiu que a cada 24 horas seja atualizado o estado clínico dos tripulantes com resultados positivos para o novo coronavírus (Sars-CoV-2) e seus contactantes. Além disso, proibiu trocas de turma, exigiu o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) a bordo e determinou a intensificação dos procedimentos de limpeza. A Anvisa obrigou, ainda, que sejam distribuídas máscaras a todos os embarcados e determinou que todos os tripulantes sejam orientados sobre cuidados pessoais. Também foi determinado o tratamento dos resíduos da embarcação como infectantes.

No momento, o navio está em impedimento pela Anvisa, que autorizou o desembarque dos quatro tripulantes infectados, o que já ocorreu. O posto da Agência no Rio de Janeiro já prescreveu as medidas sanitárias necessárias para a embarcação. A Anvisa está monitorando o estado de saúde de todos os tripulantes a bordo do Baru Mucura.

Por fim, é importante frisar que os documentos recebidos pela Anvisa (tanto pedidos de desembarque, como formulários médicos acerca do estado de saúde dos tripulantes) são assinados por médicos habilitados para tanto.