Back

Vigilância organiza mobilização nacional por alimentação segura

$chapeu_da_noticia.getData()

Vigilância organiza mobilização nacional por alimentação segura

Por: ASCOM
Publicado: 13/01/2009 02:00
Última Modificação: 25/06/2015 11:15
$texto_alternativo.getData()
$legenda-imagem.getData()

 Peças teatrais, gincanas e distribuição de folders educativos e camisetas são algumas das atividades que poderão ser vistas em feiras livres, praças de alimentação, supermercados e escolas públicas de todas as capitais, nesta semana. As atividades, realizadas pelas vigilâncias sanitárias, fazem parte da mobilização nacional pelo Dia Mundial da Alimentação, comemorado na próxima sexta-feira (16).
As ações terão como tema as “Cinco Chaves para uma Alimentação Segura” da Organização Mundial da Saúde (OMS): manter a higiene, separar os alimentos crus dos mal cozidos, cozinhar muito bem os alimentos, manter os alimentos em temperaturas seguras e usar água tratada e ingredientes seguros. “São cuidados simples que a população deve tomar para evitar a contaminação e transmissão de doenças por alimentos”, explica Maria Cecília Brito, diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além disso, a Anvisa elaborou um hot site para o Dia Mundial da Alimentação. Além de trazer dicas para uma alimentação segura, o hot site oferece, de forma gratuita, para a população e rádios de todo país, spots sonoros sobre o tema.

As comemorações terminam com um seminário internacional. Na sexta-feira (16), representantes dos principais órgãos que fazem o controle de alimentos no mundo (OMS, FDA, União Européia, entre outros) estarão no auditório da Anvisa, em Brasília (DF), para debater temas de relevância mundial relacionados ao direito humano a uma alimentação adequada.


Doenças transmitidas por alimentos (DTAs)


1) O que são doenças transmitidas por alimentos?

Resposta: Segundo o conceito do Ministério da Saúde, as doenças transmitidas por alimentos, mais comumente conhecidas como DTA, são causadas pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminados. A maioria são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas.
Outras doenças são envenenamentos causados por toxinas naturais (ex. cogumelos venenosos, toxinas de algas e peixes) ou por produtos químicos prejudiciais que contaminaram o alimento (ex. chumbo, agrotóxicos).

2) Qual o microrganismo envolvido?

Resposta: No Brasil, a maioria das doenças transmitidas por alimentos são causadas pela Salmonella, Escherichia coli patogênica e Clostridium perfringens, pelas toxinas do Staphylococcus aureus e Bacillus cereus.

3) Quais os sintomas?

Resposta: Os sintomas mais comuns para as doenças transmitidas por alimentos são falta de apetite, náuseas, vômitos, diarréia, dores abdominais e febre (dependendo do agente etiológico). Podem ocorrer também afecções extra-intestinais em diferentes órgãos e sistemas como no fígado (Hepatite A), terminações nervosas periféricas (Botulismo), má formação congênita (Toxoplasmose) dentre outros.

4) Como se transmite?

Resposta: As pessoas adoecem após ingerir água ou alimentos contaminados.

5) Como tratar?


Resposta: As doenças que causam diarréia e vômitos podem levar à desidratação, caso o paciente perca mais fluidos corporais e sais minerais (eletrólitos) do que a quantidade ingerida. A reposição destes fluidos e eletrólitos é extremamente importante para evitar a desidratação. Quando a diarréia é aguda, deve-se ingerir sal de reidratação oral, disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde, ou outras soluções de reidratação oral. As bebidas esportivas não compensam corretamente as perdas de fluidos e eletrólitos e não devem ser utilizadas para tratamento de doença diarréica.

Fonte: Ministério da Saúde

ASCOM/ Assessoria de Imprensa da Anvisa