Back

Você sabe lavar as mãos?

Segurança

Você sabe lavar as mãos?

Hoje, dia 5 de maio é comemorado o Dia Mundial da Higiene das Mãos. A luta contra resistência antimicrobiana está em suas mãos.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 05/05/2017 00:29
Última Modificação: 06/12/2018 11:10

Apesar de se um hábito bastante básico, higienizar as mãos ainda costuma ser ignorada no dia a dia, tanto por pessoas comuns como por profissionais de saúde e colocá-la em prática ainda é um desafio. A prática é tão importante que foi adotada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma bandeira de combate à infecção hospitalar.

No dia a dia, a lavagem de mãos previne, por exemplo, uma diarreia que muitas vezes é causada por falta de higiene na hora de tocar os alimentos, especialmente após ir ao banheiro. Por isso, lavar as mãos de forma adequada durante o preparo das refeições e antes de se alimentar é considerado um requisito básico de higiene.

 

Higiene previne infecção no hospital

A falta de cuidado afeta também os profissionais de saúde com resultados mais preocupantes. Em um único dia, cada profissional de saúde interage com dezenas e até centenas de pacientes. É nesses momentos que a mão do profissional pode se transformar em um veículo condutor de doenças.

Atualmente, programas que enfocam a Segurança do Paciente nos serviços de saúde tratam como prioridade o tema da higiene das mãos.

No caso de hospitais e clínicas, para que a lavagem correta das mãos seja adotada de forma efetiva é preciso que a gestão do serviço de saúde se envolva diretamente com o processo e faça as adequações necessárias. Isso envolve ter pias em locais estratégicos do serviço de saúde, adquirir sabonetes e ;antissépticos adequados, disponibilizar álcool gel e manter uma campanha constante junto aos profissionais.

5 momentos para higienizar as mãos em serviços de saúde

  1. Antes de tocar o paciente
  2. Antes de realizar procedimento limpo
  3. Após exposição a fluidos corporais
  4. Depois que tocar o paciente
  5. Sempre depois que tocar superfícies próximas ao paciente

 

Veja como higienizar as mãos corretamente.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) vem estimulando a melhoria das práticas de higiene das mãos em serviços de saúde também para combater a resistência das bactérias aos antimicrobianos.

Em 2017, o tema da Campanha mundial Salve vidas: higienize suas mãos da OMS e apoiado pela Anvisa é Luta contra a resistência microbiana: está em suas mãos.

Acesse os cartazes e utilize as imagens para lembrar o dia 5 de maio em sua instituição de saúde, reforçando a importância da higiene das mãos como medida primordial para a prevenção e o controle das infecções e da resistência microbiana.

Vale destacar que o dia 5 de maio é uma data para lembrar a importância de lavar as mãos corretamente, mas esse hábito tão básico e importante deve ser incentivado todos os dias.

 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter (@anvisa_oficial)!