Webinar aborda reprodução humana assistida
No dia 21 de maio, a partir das 10h, a Anvisa irá realizar um seminário virtual sobre os procedimentos de reprodução humana assistida.Na próxima quinta-feira (21/5), a partir das 10h, a Anvisa irá realizar um Webinar para esclarecer dúvidas sobre a Nota Técnica 23/2020, que dispõe sobre as diretrizes para realização de procedimentos de reprodução humana assistida, no contexto do enfrentamento da Covid-19.
Na nota técnica, a Agência ratifica o posicionamento das sociedades científicas (Sociedade Brasileira de Reprodução Humana – SBRH, Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida – Sbra e Associação Brasileira de Embriologistas em Medicina Reprodutiva – Pronúcleo) e orienta o adiamento de qualquer tratamento de reprodução humana assistida até que a situação de emergência em saúde pública seja normalizada. Excetuam-se os casos oncológicos e outros em que o adiamento possa causar mais danos ao paciente.
Durante o seminário virtual, a Anvisa irá divulgar ainda o 13° Relatório do Sistema Nacional de Produção de Embriões (Sisembrio). É importante destacar que esse sistema atende a uma exigência da Lei de Biosseguranca 11.105/2005 e à Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 23/2011, que exige dos Bancos de Células e Tecidos Germinativos (BCTGs) o envio de relatório anual com os dados quantitativos de sua produção, por meio do Sisembrio.
Além disso, o sistema em questão é um banco de dados e informações dos Centros de Reprodução Humana Assistida ou BCTGs do Brasil, permitindo a elaboração de indicadores específicos para o monitoramento desses estabelecimentos.
Participação
Para participar do Webinar, basta clicar no link abaixo, na quinta-feira (21/5), a partir do horário agendado. Não é necessário fazer cadastro prévio.
Webinar
O Webinar é um seminário virtual que tem como objetivo fortalecer as iniciativas de transparência da Anvisa, levando conteúdo e conhecimento atualizado ao público. A transmissão é via web e a interação com os usuários é feita em tempo real, por um chat realizado durante o evento. A gravação fica disponível para visualização, no mesmo link da transmissão, após o seu término.
Leia também:
Atualizada orientação sobre reprodução humana assistida
Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook@AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial