Back

Workshop discute produtos de cereais integrais

Alimentos

Workshop discute produtos de cereais integrais

Definição de composição de produtos à base de cereais integrais foi tema central da discussão de Workshop realizado na Anvisa. Confira os principais pontos tratados no evento.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 03/05/2017 10:15
Última Modificação: 06/12/2018 11:10

Aconteceu, nos dias 27 e 28 de abril de 2017, em Brasília, o Workshop sobre “Alimentos à Base de Cereais Integrais”. Promovido pelas associações do setor produtivo de alimentos integrais, ABIA, ABITRIGO e ABIMAPI e Anvisa, por meio da Gerência Geral de Alimentos (GGALI), o evento teve como objetivo discutir estratégias para definição de produtos à base de cereais integrais, tema da Agenda Regulatória da Anvisa.

As palestras abordaram temas relacionados à intervenção regulatória em outros países e critérios utilizados por certificadoras de produtos integrais. Também foram tratadas as diversas tecnologias disponíveis para produção de farinhas integrais, seu uso e as limitações.

As especificidades tecnológicas de produtos, como pães, massas e biscoitos foi outro ponto da discussão. Todas as informações debatidas serão importantes subsídios na definição dos requisitos de composição, para que o produto derivado de cereal possa ser denominado integral. 

Participaram do workshop representantes do setor produtivo de alimentos, moinhos de grãos, fábricas de produtos industrializados, do Ministério da Agricultura, de Universidades, de Organização representativa dos consumidores, além de palestrantes e convidados internacionais, inclusive das áreas da Anvisa envolvidos com o tema.

A partir das informações obtidas, a GGALI, área técnica da Anvisa responsável pela condução do processo regulatória, seguirá a etapa de instrução e elaboração da proposta de resolução que será colocada em consulta pública.

 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter (@anvisa_oficial)!