Back

Painel de especialistas debate reavaliação do Paraquate

Painel de especialistas debate reavaliação do Paraquate

Por: ASCOM
Publicado: 04/03/2016 03:00
Última Modificação: 17/05/2016 16:51

A Anvisa sediou um painel de especialistas para tratar a reavaliação do ingrediente ativo Paraquate. A reunião, que ocorreu no dia 2, proporcionou o aprofundamento de questões científicas no âmbito das discussões toxicológicas do ingrediente ativo, especialmente em relação à exposição ocupacional, à mutagenicidade e ao parkinsonismo, bem como aos aspectos toxicológicos proibitivos relevantes de registro e que devem ser considerados na reavaliação.

Análise das contribuições recebidas na
Consulta Pública nº 94/2015 evidenciaram a necessidade de ampliação do debate sobre os impactos da reavaliação do Paraquate na agricultura, na economia e no meio ambiente.

Representantes dos órgãos envolvidos no registro de agrotóxicos, como Ministério da Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento (Mapa) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), participaram da discussão. O grupo também foi integrado por especialistas na área de toxicologia e de agronomia vinculados a instituições de referência, além de representantes da Força Tarefa do Paraquate.

As discussões proporcionadas pelo painel contribuirão para posicionamento técnico da Gerência Geral de Toxicologia (GGTOX) da Anvisa. Posteriormente, a proposta da área será discutida na Comissão de Reavaliação, composta pela Agência, Mapa e Ibama. Por fim, as conclusões sobre a reavaliação do Paraquate serão submetidas à apreciação e deliberação pela Diretoria Colegiada (Dicol) da Anvisa.