Back

Produção dos bancos de tecidos: impacto da pandemia

NOVO CORONAVÍRUS

Produção dos bancos de tecidos: impacto da pandemia

Divulgado relatório parcial de produção dos bancos de tecidos relativo ao primeiro semestre deste ano. Confira os resultados.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 11/08/2020 16:07
Última Modificação: 11/08/2020 19:43

Já está disponível para consulta o Relatório de Avaliação dos Dados de Produção dos Bancos de Tecidos – 1º semestre de 2020. O documento apresenta gráficos relacionados ao número de doadores de tecidos triados e a quantidade estimada de transplantes de tecidos em dois momentos: de janeiro a junho deste ano e no mesmo período de 2019. A avaliação preliminar mostra um possível impacto da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) na atividade dos bancos. 

De acordo com o documento, é possível observar que: 

  • No caso dos tecidos oculares, houve queda de 47% no número de doadores triados e cujo tecido foi obtido e 44% na estimativa do número de transplantes de córnea realizados. 

  • No caso dos tecidos musculoesqueléticos, foi registrada queda de 44% no número de doadores vivos e falecidos triados e cujo tecido foi obtido e queda de 35% e 47% na quantidade estimada de tecidos musculoesqueléticos (unidades) que foram transplantados, respectivamente, em ortopedia e odontologia. 

  • No caso da pele, a queda no número de doadores falecidos triados e cujo tecido foi obtido chegou a 51%. Por outro lado, houve aumento de 16% na quantidade estimada de pele transplantada. Esse fato pode ser uma consequência do fornecimento de tecidos obtidos antes do período avaliado. 

O relatório comparou a produção de 35 bancos de tecidos oculares, cinco bancos de tecidos musculoesqueléticos e três bancos de pele. É importante observar que os dados de produção são informados pelos bancos de tecidos à Anvisa.  

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook@AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial