Medicamentos Medicamentos

Return to Full Page
Back

Anvisa suspende dois medicamentos da EMS

$chapeu_da_noticia.getData()

Anvisa suspende dois medicamentos da EMS

A Anvisa publicou nesta quarta-feira (04/02) a suspensão de dois medicamentos da empresa EMS S/A por descumprimento de requisitos das normas sanitárias.
Por: ASCOM
Publicado: 04/02/2015 02:00
Última Modificação: 24/02/2016 15:32
$texto_alternativo.getData()
$legenda-imagem.getData()

A Anvisa publicou nesta quarta-feira (04/02) a suspensão de dois medicamentos da empresa EMS S/A por descumprimento de requisitos das normas sanitárias.

Um dos produtos suspensos é
Amoxicilina + Clavulanato de Potássio 50 Mg/ML + 12,5 Mg/ML Pó Para Suspensão Oral. A medida alcança a distribuição, comercialização e uso de todos os lotes do produto fabricados a partir de fevereiro de 2013. A medida da Anvisa determina ainda a interrupção da fabricação do produto e o recolhimento dos estoques existentes no mercado por parte do fabricante.

Neste caso, a medida foi motivada pela constatação de que o medicamento estava sendo fabricado com excipiente diferente do que foi aprovado pela Anvisa e ainda pelo uso de um insumo farmacêutico que estava sendo sintetizado de forma diferente do que consta no registro do produtos. As duas mudanças podem levar a alterações no resultado final do produto. Os excipientes são substâncias presentes nos medicamentos para dar características como volume, forma e consistência ao produto.

As medidas são resultado da inspeção realizada pela Anvisa e as vigilâncias sanitárias do estado de São Paulo e do município de Hortolândia. A empresa também foi notificada a suspender imediatamente a recepção de novos lotes de matérias primas utilizadas na produção de medicamentos no seu almoxarifado, até a completa adequação do processo.

O segundo caso é do medicamento
Rifamicina 10 Mg/ML Solução Tópica Spray, que teve a sua fabricação suspensa após a constatação de que o laboratório aumentou o tamanho do lote em 10 vezes sem aprovação da Anvisa.

Imprensa / Anvisa