Medicamentos Medicamentos

Return to Full Page
Back

Cooperação internacional entre agências reguladoras é o desafio do ICDRA

Cooperação internacional entre agências reguladoras é o desafio do ICDRA

Por: ASCOM
Publicado: 26/08/2014 03:00
Última Modificação: 20/03/2017 15:56

“As autoridades reguladoras de todo o mundo fazem mais do que cuidar da segurança dos produtos,  elas têm um papel fundamental na ampliação do acesso a esses bens, e isto é um dos pilares fundamentais da saúde”. Esta foi a afirmação da diretora da Organização Pan Americana da Saúde (Opas), Carissa Etienne, durante a abertura da 16aConferência Internacional de Reguladores de Medicamentos, Icdra (sigla em inglês) que acontece no Brasil.


Etienee destacou que a complexidade do setor farmacêutico e a velocidade com que as tecnologias mudam exigem agências reguladoras bem estruturadas e uma cooperação internacional para a definição de regras.

A 16aedição do evento tem como foco o acesso aos produtos biológicos e biossimilares. O Ministro da Saúde, Athur Chioro, disse que a preocupação com a segurança e o acesso aos novos medicamentos foi um dos temas da última Assembleia Mundial da Saúde. Ele defendeu que a discussão seja conduzida sob a ótica de garantir que as pessoas possam ter acesso aos produtos necessários para a manutenção de sua saúde. “O Brasil está empenhado em participar deste processo a fim de que os benefícios sejam coletivos e amplos, envolvendo os países desenvolvidos e, principalmente, os em desenvolvimento”, explicou o ministro da Saúde.

Na abertura da conferência, o diretor presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, destacou o esforço da Agência em trazer para o Brasil o evento mais importante do mundo para a discussão das políticas de medicamentos, além do incentivo da Anvisa para que um maior número de países  pudesse estar presente. Segundo Barbano, a inclusão da América Central e África é um reconhecimento de que as estratégias de acesso aos medicamentos devem ser pensadas de forma global e inclusiva.

“Convergir para a promoção da saúde é o grande desafio de todos, nossos esforços serão compensados com uma maior aproximação entre as agências, o que vai levar à ampliação das condições de saúde da população de nossos países”, disse Barbano.

Esta é a primeira vez que o Icdra acontece na América Latina. O Icdra é um fórum que reúne autoridades reguladoras de medicamentos dos países membros da OMS desde 1980. Seu objetivo é estreitar vínculos, debater tendências e compartilhar soluções de interesse comum, fortalecendo a colaboração mútua.¿¿Com a troca de informações, as autoridades sanitárias internacionais contribuem para a convergência regulatória na área de medicamentos, o que resulta na melhoria da qualidade, segurança e eficácia desses produtos em todo o mundo.¿¿Boas práticas de fabricação na indústria farmacêutica, redução de riscos em produtos derivados do sangue, regulação de dispositivos e equipamentos médicos, monitoramento da produção de vacinas e medicamentos biossimilares são algumas dos temas que estarão em debate durante o ICDRA.

Saiba mais: Pré-ICDRA reúne 600 pessoas para discutir segurança dos biossimilares

Fonte: Assessoria de Imprensa da Anvisa