Medicamentos Medicamentos

Return to Full Page
Back

Simpósio internacional discute avanços para Farmacopeia

$chapeu_da_noticia.getData()

Simpósio internacional discute avanços para Farmacopeia

Começa nesta quarta-feira (14/12) o 4º Simpósio Internacional Técnico e Científico da Farmacopeia Brasileira. Entre os temas que serão discutidos durante o encontro estão o avanço da produção de monografias por instituições de pesquisa nacionais e a relação entre a Anvisa, universidades e a Comissão da Farmacopeia Brasileira.
Por: ASCOM
Publicado: 14/12/2011 02:00
Última Modificação: 24/02/2016 16:00
$texto_alternativo.getData()
$legenda-imagem.getData()

Começa nesta quarta-feira (14/12) o 4º Simpósio Internacional Técnico e Científico da Farmacopeia Brasileira. Entre os temas que serão discutidos durante o encontro estão o avanço da produção de monografias por instituições de pesquisa nacionais e a relação entre a Anvisa, universidades e a Comissão da Farmacopeia Brasileira. A inserção da Farmacopeia para o desenvolvimento da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos também é um dos temas na pauta do simpósio.

De acordo com a diretora da Anvisa Maria Cecília Brito, a publicação da quinta edição da Farmacopeia em 2010 representou um grande avanço para a produção nacional de medicamentos. “Mas ainda é preciso acelerar o ritmo de produção de monografias de medicamentos para que a produção nacional ganhe mais autonomia”, ressalta. Ela também destaca que o conhecimento produzido pelas universidades brasileiras para a Farmacopeia deve estar voltado para as políticas do SUS, como por exemplo, a ampliação do uso de fitoterápicos com origem na flora brasileira. Pelo menos 150 especialistas da área farmacêutica, além de convidados estrangeiros, devem participar do encontro.

A Anvisa tem trabalhado na reformulação do marco regulatório para plantas medicinais e fitoterápicos, tanto industrializados como manipulados. Segundo a resolução RDC nº 249/2010, os insumos farmacêuticos, medicamentos e outros produtos sujeitos à vigilância sanitária, devem atender às normas e especificações estabelecidas na Farmacopeia Brasileira.

A Farmacopeia é um compêndio de monografias de medicamentos e métodos que reúne os padrões técnicos para fabricação e controle de qualidade dos produtos farmacêuticos utilizados pela população. A elaboração e atualização deste documento são vistas como ação estratégica para a autonomia do país na produção de medicamentos e incentivo ao desenvolvimento dos laboratórios nacionais.

Durante a abertura do simpósio também será lançada a nova edição do Formulário Nacional, uma publicação voltada para médicos e farmácias de manipulação. A nova edição reúne 133 monografias de medicamentos de uso consagrado com informações sobre preparo, embalagens, advertências, indicações terapêuticas e forma de uso.

Abertura do 4º Simpósio Internacional Técnico e Científico da Farmacopeia Brasileira
Quando
: quarta-feira (14/12) – 18h.
Onde: Auditório da Anvisa – Edifício Sede da Anvisa – SIA Trecho 05, área especial 57.

 

Carlos Augusto Moura - Imprensa/Anvisa