Medicamentos Medicamentos

Return to Full Page
Back

Portal da Rede Consumo Seguro e Saúde concorre a prêmio

$chapeu_da_noticia.getData()

Portal da Rede Consumo Seguro e Saúde concorre a prêmio

Por: ASCOM
Publicado: 06/06/2012 03:00
Última Modificação: 29/04/2016 16:36
$texto_alternativo.getData()
$legenda-imagem.getData()

O portal da Rede Consumo Seguro e Saúde das Américas (RCSS), integrada pela Anvisa, irá concorrer ao prêmio Chairman’s Commendation Circle Award, outorgado pela Comissão de Segurança de Produtos de Consumo (Consumer Product Safety Commission - CPSC) dos Estados Unidos. A premiação foi criada em 2011, com o objetivo de identificar e homenagear pessoas e organizações com contribuições significativas para a redução de mortes, a prevenção de danos à saúde e a melhoria dos produtos destinados ao consumo.

A Anvisa enviou manifestação de apoio à indicação do portal da RCSS à comenda, endereçada à diretora do Departamento de Desenvolvimento Social e Emprego da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Integral (Sedi) da Organização dos Estados Americanos (OEA), Ana Evelyn Jacir de Lovo. A correspondência enfatiza a importância dessa ferramenta para ajudar os países a enfrentar o desafio de garantir a segurança dos produtos consumidos pela população.

Também são destacados, na manifestação da Agência, o intercâmbio de dados estratégicos – que facilita o processo de tomada de decisão e o monitoramento dos produtos no mercado – e o acesso da população a informações relacionadas a esses produtos, ambos propiciados pelo portal da Rede Consumo Seguro e Saúde.

Coordenada pela Secretaria Geral da OEA, com a colaboração da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a RCSS é uma ferramenta a serviço dos consumidores e autoridades da região, para o intercâmbio de informação e experiências, difusão da temática e educação sobre segurança dos produtos de consumo e seu impacto na saúde. Trata-se do primeiro esforço interamericano para contribuir com a conformação e a consolidação dos sistemas nacionais e regionais destinados a garantir a segurança dos produtos.

No Brasil, a Anvisa, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) lideram o movimento de organização da Rede.

Dulce Bergmann – Imprensa/Anvisa