Medicamentos Medicamentos

Return to Full Page
Back

Suspensões publicadas pela Anvisa nesta quarta (26/10)

Produtos irregulares

Suspensões publicadas pela Anvisa nesta quarta (26/10)

Os medicamentos da Sun Pharmaceutical Limited foram suspensos após inspeção da Anvisa. Outras suspensões foram publicadas no DOU desta quarta-feira. Confira!
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 26/10/2016 15:13
Última Modificação: 27/10/2016 14:41

Medicamentos Sun Pharmaceutical Limited são proibidos no Brasil

A Anvisa suspendeu a importação dos medicamentos fabricados pela empresa Sun Pharmaceutical Limited (antiga Ranbaxy Laboratories Limited), localizada em Ponda, na Índia, a partir de 06/06/2016. A determinação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), desta quarta-feira (26/10), na RE n° 2.873, de 25 de outubro de 2016, estende-se a todo território nacional.

Foram detectadas irregularidades na inspeção para verificação de Boas Práticas de Fabricação nas linhas de produção de comprimidos, comprimidos revestidos e de semissólidos: cremes e géis.  A inspeção foi realizada por técnicos da Anvisa no período de 14 a 18/03/2016 e a empresa foi considerada insatisfatória.

Seus produtos são de diversas áreas terapêuticas, incluindo cardiologia, neurologia, sistema respiratório, cardiologia etc.

No DOU foram publicadas, ainda, as suspenções, no País, do

  • Origina Nim,
  • Desinfetante Klim e
  • produtos Nuteral,

Também consta a suspensão temporária do Suco Maratá, sabor Cajá.

Origina Nim

A RE n° 2.872/2016 suspende a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso do produto Origina Nim Citromax, fabricado pela empresa Citromax Indústria e Comércio Ltda. A fabricante não regularizou o rótulo do produto junto à Anvisa, como ocorreu com o rótulo do produto Gramizap Imazapir, que foi devidamente regularizado junto à Agência em 19 de setembro de 2016.

A empresa atua no ramo de pesticidas e produtos químicos agrícolas em geral.

Desinfetante Klim

A Agência determinou que a empresa Klin Comércio e Indústria Ltda., localizada em Olinda-PE, promova o recolhimento do estoque existente no mercado do Desinfetante Klim. O produto vem sendo comercializado sem registro, notificação ou cadastro na Anvisa. A RE n° 2.875/2016 proíbe a fabricação, a distribuição, a divulgação, a comercialização e o uso do produto saneante.

Nuteral

A empresa NUTERAL Indústria de Formulações Nutricionais Ltda., de Fortaleza/CE, deve recolher todos os lotes dos seus produtos. A fabricação, a comercialização e a distribuição dos seus produtos estão proibidos (RE n° 2.876/ 2016) em todo o território nacional.

O Relatório de Inspeção da Vigilância Sanitária do estado do Ceará relatou que a empresa não preenche os requisitos determinados pela legislação sanitária vigente quanto a qualidade e segurança dos alimentos.

A Nuteral é uma indústria de alimentos para nutrição enteral ou oral, dietas para situações metabólicas especiais e suplementos nutricional.

Suco Maratá (Cajá)

Acatando à decisão da Agência Estadual de Vigilância Sanitária de Sergipe, a Anvisa interditou cautelarmente o lote B 1405 07:00, data de validade 30/03/2017, do produto Suco sabor Cajá, da marca Maratá, produzido por indústrias Alimentícias Maratá Ltda., localizada em Itaporanga d'Ajuda – SE. A RE n° 2.877/ 2016 entra em vigor na data de sua publicação e vigorará pelo prazo de 90 (noventa) dias.