Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC)
O Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados, o SNGPC, monitora as movimentações de entrada (compras e transferências) e saída (vendas, transformações, transferências e perdas) de medicamentos comercializados em farmácias e drogarias privadas do país, particularmente os medicamentos sujeitos à Portaria 344/1998 (como os entorpecentes e os psicotrópicos) e os antimicrobianos.
O SNGPC substituiu de forma gradual, entre 2007 e 2008, a escrituração tradicional, em que as informações ficavam apenas na empresa, pela escrituração obrigatoriamente eletrônica, com transmissão dos dados para a Anvisa.
O monitoramento dos hábitos de prescrição e consumo desses medicamentos no país possibilita contribuir com decisões regulatórias e ações educativas a serem promovidas pelos entes que compõem o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.
Informes do SNGPC
-
VISAlerta SNGPC Nº 06/2020 – Extravio das Notificações de Receita “A”
-
Atualização - Incompatibilidade Temporária com navegador Chrome para funcionalidade “Relatórios”
-
Atualização - Inconsistência na escrituração do medicamento Mínti (Nitazoxanida)
-
Incompatibilidade Temporária com navegador Chrome para funcionalidade “Relatórios”
Farmácias e drogarias
Vigilâncias sanitárias
Perguntas frequentes
Perguntas e respostas sobre cadastro, funcionalidades e erros do SNGPC
Mapa de consumo de medicamentos
Conheça os cinco princípios ativos mais vendidos da Portaria SVS/MS nº 344/1998 por farmácias e drogarias privadas, registrados no SNGPC, segundo Unidades da Federação (UF).
Escolha a UF passando o cursor sobre o mapa e clicando em seguida para verificar o resultado. Os dados estão apresentados em formulações industrializadas e manipuladas