Alertas Alertas

Voltar

ALERTA GGMON 04/2022 (NUTRIVIGILÂNCIA) – CONTAMINAÇÃO PELA SUBSTÂNCIA 2-CLOROETANOL (2-CE) EM SORVETES SABOR BAUNILHA FABRICADOS PELA EMPRESA HÄAGENS-DAZS.

Área: GGMON

Número: 4

Ano: 2022

Resumo:

A Anvisa publicou, como medida preventiva, a Resolução-RE n. 2.676, de 16 de agosto de 2022, com base no recebimento de comunicado de recolhimento voluntário da empresa GENERAL MILLS BRASIL ALIMENTOS LTDA., CNPJ: 61.586.558/0013-29, referente a todos os lotes de determinados sorvetes e picolés da marca Häagen-Dazs que apresentam data de validade entre 16/05/2023 e 29/06/2023. O motivo do recolhimento foi a identificação da substância 2-cloroetanol (2-CE) no ingrediente utilizado na fabricação do sorvete para conferir o sabor baunilha (aroma). O 2-CE é uma substância para a qual não é possível afastar o potencial genotóxico. Dessa forma, potenciais riscos à saúde, por serem inconclusivos, não podem ser afastados. Não existem limites tolerados na legislação brasileira para essa substância.


Identificação do produto ou caso:

Até o momento, os produtos objeto deste alerta são os sorvetes e picolés da marca Häagen-Dazs, com validade entre 16/5/2023 e 29/6/2023, listados a seguir: • Pote de sorvete Häagen-Dazs Belgian Chocolate – sorvete de chocolate com pedaços de chocolate (473 mL). • Copinho de sorvete Häagen-Dazs Macadamia Nut Brittle – sorvete sabor baunilha com macadâmia crocante (100 mL). • Pote de sorvete Häagen-Dazs Macadamia Nut Brittle – sorvete sabor baunilha com macadâmia crocante (473 mL). • Picolé Häagen-Dazs Vanilla Caramel Almond – sorvete sabor baunilha com calda de caramelo salgado e cobertura de chocolate ao leite com amêndoas 70 g (80 mL). • Picolé Häagen-Dazs Cookies & Cream – sorvete sabor baunilha com pedaços de biscoito 70 g (80 mL). Confira a data de validade dos sorvetes no fundo das embalagens, e dos picolés, na lateral.


Problema:

Foi identificada contaminação pela substância 2-cloroetanol (2-CE) no ingrediente utilizado para conferir o sabor baunilha (aroma) em sorvetes e picolés da marca Häagen-Dazs, da empresa General Mills, que iniciou o recolhimento, voluntário e preventivo, em âmbito mundial.

O 2-cloroetanol (2-CE) é uma substância que recentemente tem sido identificada em diversos produtos alimentícios, tendo sido comumente associada à utilização de óxido de etileno (ETO) na produção da matéria-prima. Entretanto, em alguns casos, o 2-CE pode derivar de outras fontes, como é o caso do recolhimento de lotes específicos de sorvetes da marca Häagen-Dazs, nos quais foi identificada como origem da substância a reutilização do solvente à base de álcool e água no processo de extração do aroma de baunilha. 

Pelas informações científicas disponíveis até o momento, não há evidências que indiquem que o 2-CE tenha propriedades carcinogênicas (que possam causar câncer) e mutagênicas (que possam causar alterações ou provocar danos às células humanas), sendo desconhecidos os impactos à saúde. Entretanto, não é possível descartar a genotoxicidade da substância, ou seja, a possibilidade de causar alterações no material genético.

Não existem limites residuais toleráveis no âmbito da legislação vigente no Brasil para 2-cloroetanol em alimentos.


Ação:

Publicação pela Anvisa, como medida preventiva, da Resolução-RE n. 2.676, de 16 de agosto de 2022, com base no recebimento de comunicado de recolhimento voluntário da empresa GENERAL MILLS BRASIL ALIMENTOS LTDA., CNPJ: 61.586.558/0013-29, referente a todos os lotes de determinados sorvetes e picolés que apresentam data de validade entre 16/05/2023 e 29/06/2023.


Histórico:

 

Publicação pela Anvisa, como medida preventiva, da Resolução-RE n. 2.676, de 16 de agosto de 2022, com base no recebimento de comunicado de recolhimento voluntário da empresa GENERAL MILLS BRASIL ALIMENTOS LTDA., CNPJ: 61.586.558/0013-29, referente a todos os lotes de determinados sorvetes e picolés que apresentam data de validade entre 16/05/2023 e 29/06/2023.


Recomendações:

O recolhimento foi motivado pela identificação da substância 2-cloroetanol (2-CE) nos produtos, proveniente do aroma de baunilha usado nesses sorvetes e picolés. O 2-CE é uma substância para a qual não é possível afastar o potencial genotóxico. Dessa forma, potenciais riscos à saúde, por serem inconclusivos, não podem ser afastados. Não existem limites tolerados na legislação brasileira para essa substância. 

Até o momento, somente os produtos indicados neste alerta estão envolvidos no recolhimento, realizado de forma preventiva. O 2-CE é uma substância para a qual não é possível afastar o potencial genotóxico. Dessa forma, potenciais riscos à saúde, por serem inconclusivos, não podem ser afastados. Não existem limites tolerados na legislação brasileira para essa substância. 

Confira a data de validade dos potes no fundo das embalagens e, dos picolés, na lateral. Caso tenha adquirido os produtos objeto deste alerta, não os consuma, mantenha-os devidamente armazenados e entre em contato gratuitamente com a empresa pelo telefone 0800 031 0707, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12 e das 13h às 17h, ou no endereço eletrônico sac.haagendazs@genmills.com, para troca ou reembolso.




Informações Complementares:

Os eventos adversos relacionados ao consumo de alimentos industrializados podem ocorrer e a Nutrivigilância é a área responsável pelo monitoramento desses eventos adversos.

Quando o usuário participa do processo de vigilância, notificando possíveis eventos adversos, a Anvisa obtém informações valiosas para proteger a saúde da população. Participe!

Notifique eventos adversos relacionados ao consumo de alimentos industrializados.