Alertas
Alerta 2943 (Tecnovigilância) - Medtronic Comercial LTDA – Comunicador - Tablet Programador Clínico 8880T2 – A seleção incorreta do país durante registro pode ocasionar problema de disponibilização de aplicativos.
Área: GGMON
Número: 2943
Ano: 2019
Resumo:
Alerta 2943 (Tecnovigilância) - Medtronic Comercial LTDA – Comunicador - Tablet Programador Clínico 8880T2 – A seleção incorreta do país durante registro pode ocasionar problema de disponibilização de aplicativos.
Identificação do produto ou caso:
Nome Comercial: Comunicador - Tablet Programador Clínico Nome Técnico: Programador de Dispositivos Implantáveis Número de registro ANVISA: 10339190793 Classe de Risco: III Modelo afetado: Tablet Programador Clínico 8880T2 Números de lote afetados: Ver anexo “Lista de números de lote sob risco”
Problema:
A empresa detentora do registro informou que, se o país incorreto for selecionado durante o registro do tablet CT900, o seguinte pode ocorrer: 1- O cliente pode ter acesso a aplicativos não aprovados no país; 2- O cliente pode não ter acesso aos aplicativos aprovados no país.
Ação:
Ação de Campo Código FA881 sob responsabilidade da empresa Medtronic Comercial LTDA. Comunicação dos Clientes afetados.
Histórico:
Notificação feita pela empresa em atendimento à RDC 23/2012 (que dispõe sobre a obrigatoriedade de execução e notificação de ação de campo por parte do detentor do registro do produto para a saúde).
Empresa detentora do registro: Medtronic Comercial LTDA - CNPJ: 01.772.798/0001-52 - Avenida Jornalista Roberto Marinho, 85 10 andar - São Paulo - SP. Tel: 11 2182-9200. E-mail: tecnovigilancia@covidien.com / fabiola.cappellari@medtronic.com.
Fabricante do produto: Medtronic, Inc. - 710 Medtronic Parkway Minneapolis - Estados Unidos.
Recomendações:
A empresa detentora do registro informou que representante em campo Medtronic trabalhará com os clientes para garantir que os tablets sejam registrados corretamente. Informou que os clientes também podem entrar em contato com a equipe de Conectividade Digital Medtronic para auxiliar na correção do registro dos tablets.
A Mensagem de Alerta (carta ao cliente) apresenta mais informações complementares.
Caso queira notificar queixas técnicas e eventos adversos utilize os canais abaixo:
Notivisa: Notificações de eventos adversos (EA) e queixas técnicas (QT) para produtos sujeitos à Vigilância Sanitária devem ser feitos por meio do Sistema NOTIVISA (http://portal.anvisa.gov.br/notivisa). Para acessar o Sistema, é preciso se cadastrar e selecionar a opção Profissional de Saúde, se for um profissional liberal ou a opção Instituição/Entidade, se for um profissional de uma instituição/entidade.
Sistema de Tecnovigilância: Paciente ou cidadão pode notificar por meio do Sistema de Tecnovigilância/SISTEC acesso por meio do link <http://www.anvisa.gov.br/sistec/notificacaoavulsa/notificacaoavulsa1.asp>
Informações Complementares:
- Data de identificação do problema pela empresa: 25/07/2019
- Data da entrada da notificação para a Anvisa: 01/08/2019
A empresa detentora do registro do produto afetado é responsável por contatar, oportunamente, seus clientes de modo a garantir a efetividade da Ação de Campo em curso.
Destaca-se a responsabilidade solidária da cadeia de distribuição e uso dos produtos para a saúde na manutenção de sua qualidade, segurança e eficácia, bem como da efetividade da Ação de Campo, expressa pela RDC 23/2012:
(...) Art. 2° Entende-se por detentor de registro de produto para a saúde o titular do registro/cadastro de produto para a saúde junto à Anvisa.
Parágrafo único. O detentor de registro, bem como os demais agentes envolvidos desde a produção até o uso do produto, ou descarte deste quando couber, são solidariamente responsáveis pela manutenção da qualidade, segurança e eficácia dos produtos para a saúde até o consumidor final.
Art. 12 Os distribuidores de produtos para a saúde devem encaminhar para o detentor de registro, em tempo hábil, o mapa de distribuição e outras informações solicitadas para a notificação e execução de ações de campo. (...)