Alertas Alertas

Voltar

ALERTA: Anvisa alerta para os cuidados na administração de doses de paracetamol suspensão oral em bebês e crianças

Área: GGMON

Número: 112021

Ano: 2021

Resumo:

O uso da dose incorreta de paracetamol pode resultar em eventos adversos graves, incluindo hepatite medicamentosa e até mesmo morte. É importante que as recomendações descritas em bula sobre dose máxima diária de paracetamol e o intervalo entre as doses seja seguida para cada faixa etária.


Identificação do produto ou caso:

Paracetamol suspensão oral


Problema:

Erros de administração de dose da suspensão oral do paracetamol, em bebês e crianças, têm sido relatados à Anvisa. Diferentes formulações líquidas do paracetamol podem ser encontradas em farmácias e drogarias. As diferenças dessas formulações pediátricas estão relacionadas à concentração e à dose a ser administrada.

Para que seja administrada a dose correta para bebês e crianças, siga as orientações do profissional de saúde prescritor e verifique o volume recomendado de acordo com o peso da criança. Consulte sempre a tabela presente no item “6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?” da bula do produto e na embalagem, e utilize o dispositivo (seringa dosadora ou copo medidor) de dosagem que acompanha o produto.  A utilização de doses excessivas do medicamento paracetamol pode causar eventos adversos graves.

 

Diferenças nas apresentações dos produtos:

O medicamento paracetamol bebê é uma suspensão oral com concentração de 100 mg/mL, normalmente acompanhado de uma seringa dosadora. Pode haver diferenças nos modelos das seringas contidas nas embalagens dos medicamentos. Verifique a quantidade adequada de mL para o peso do bebê, conforme exemplificada na tabela abaixo.

O medicamento paracetamol criança é uma suspensão oral com concentração de 32 mg/mL, acompanhada de um copo medidor.

Consulte as tabelas abaixo para saber a dose correta a ser administrada:

 

              Paracetamol Bebê1                                  Paracetamol Criança2

1 Para crianças abaixo de 11 kg ou 2 anos, consulte seu médico.

2 Para crianças abaixo de 11 kg ou 2 anos, consulte seu médico.

Deve-se ter em mente que, para qualquer medicamento, existe um risco associado ao seu consumo. Por isso, é fundamental que o produto seja utilizado de forma correta, seguindo as recomendações de bula e as orientações dos profissionais de saúde. 


Ação:

A ocorrência de quaisquer eventos adversos, incluindo erros de administração, utilizando paracetamol e outros medicamentos deve ser registrada neste link do VigiMed.  

Caso o evento adverso seja identificado em instituição de saúde que tenha serviço de farmacovigilância ou equivalente, o profissional deve notificar ao serviço que, por sua vez, complementa a informação e notifica no VigiMed. Os desvios de qualidade (queixas técnicas) devem ser registados no Notivisa.  


Histórico:

Alerta GGMON 152021/2021 - Anvisa alerta para os riscos do uso indiscriminado de paracetamol   


Recomendações:

Administre a dose do medicamento em mililitros (mL) de acordo com a quantidade recomendada para o peso da criança. Consulte tabela na bula do produto e na embalagem, e utilize o dispositivo de dosagem que acompanha o produto.  Não exceda a dose máxima diária recomendada.

Para mais informações sobre as recomendações de uso dos medicamentos, consulte a bula disponível no bulário eletrônico da Anvisa: https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/ 

 

Em caso de dúvidas, procure um profissional de saúde 


Anexos: