Alertas Alertas

Voltar

Anti-inflamatórios não esteroidais inibidores da enzima COX-2: risco de eventos cardiovasculares.

Anti-inflamatórios não esteroidais inibidores da enzima COX-2: risco de eventos cardiovasculares.  

09/11/06

 

A Unidade de Farmacovigilância informa que as agências reguladoras européia (EMEA), do Reino Unido (MHRA) e espanhola (Agemed) divulgaram alertas sobre a segurança no uso de anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) inibidores seletivos da enzima COX-2 (conhecidos como coxibes) e não seletivos, e sobre o balanço risco-benefício no uso desses, fazendo as seguintes considerações:


- Os AINEs não seletivos e os coxibes são medicamentos de importante valor no alívio sintomático de dores. E em particular, nos pacientes com processos inflamatórios reumatológicos crônicos, como artrite.

- Esses medicamentos podem estar relacionados com um pequeno aumento de risco de eventos trombóticos, tais como ataque cardíaco ou derrame quando usados em altas doses e por um longo período de tempo.

- O balanço risco-benefício para os AINEs não seletivos permanece favorável quando esses são utilizados de acordo com as informações do produto, baseadas no perfil de segurança de cada um deles e levando-se em conta os fatores de risco individuais do paciente (ex. gastrointestinais, cardiovasculares e renais). A prescrição e o uso dos coxibes também devem obedecer a essas precauções. Não é recomendável a troca de um anti-inflamatório por outro sem que o prescritor considere detalhadamente todos esses elementos, assim como a preferência do paciente.

- Tanto os AINEs não seletivos quanto os coxibes devem ser utilizados nas doses eficazes mais baixas possível e durante o menor tempo necessário para controlar os sintomas de acordo com o objetivo terapêutico estabelecido.
Os anti-inflamatórios não esteroidais são medicamentos mundialmente usados e a maioria deles é comercializada sob prescrição médica; porém alguns AINEs não seletivos podem ser de venda livre, como ibuprofeno, naproxeno e cetoprofeno. Os AINEs interferem com o processo inflamatório do corpo, bloqueando enzimas conhecidas como cicloxigenases (COX-1 e COX-2), variando quanto à seletividade para essas. Os inibidores seletivos para COX-2 (coxibes) são conhecidos por terem menos efeitos colaterais no sistema gastrointestinal como, por exemplo, dor abdominal, náusea, vômito e azia.

 

Os pacientes devem observar as seguintes recomendações:

- Caso estejam utilizando esses medicamentos por indicação de algum profissional de saúde, não deve ser efetuada a suspensão e nem a troca do medicamento, sem que antes o prescritor seja consultado.

- No caso dos AINEs que são vendidos sem receita, devem ser seguidas as recomendações citadas nas bulas dos medicamentos.

Na busca pela promoção do uso correto e seguro dos medicamentos, a Unidade de Farmacovigilância divulga esse alerta e solicita aos profissionais de saúde que notifiquem a suspeita de reações adversas a esse grupo de medicamentos (e todas as suspeitas de reação adversa grave a qualquer medicamento ou aquela que não esteja descrita na bula) por meio do Formulário de Suspeita de Reação Adversa a Medicamentos.

Referências consultadas:

Alerta emitido pela Agência Européia para a Avaliação de Medicamentos (EMEA) (PDF)
Alerta emitido pela Agência do Reino Unido para o Controle dos Medicamentos (MHRA)
Alerta emitido pela Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (Agemed)