Alertas Alertas

Voltar

Heparina: risco de início tardio de trombocitopenia e trombose.

Heparina: risco de início tardio de trombocitopenia e trombose

28/12/06

 

A agência reguladora norte-americana, Food and Drug Administration (FDA), notificou os profissionais de saúde sobre a possibilidade do início tardio da trombocitopenia induzida pela heparina (HIT), uma reação grave mediada por anticorpos resultante da agregação das plaquetas. A HIT pode progredir para o desenvolvimento de tromboses venosas e arteriais, uma condição chamada trombocitopenia e trombose induzidas pela heparina (HITT). Os eventos trombóticos podem ser a apresentação inicial da HITT, que pode ocorrer até várias semanas após a descontinuação da terapia com heparina.

A heparina age como anticoagulante ao inibir a antitromboplastina, através da antitrombina e atua indiretamente sobre vários fatores ativados da coagulação, como a trombina (fator IIa) e fatores IXa, Xa, XIa e XIIa, mediante a formação de um complexo com a antitrombina III, induzindo uma troca conformacional em sua molécula. A inibição do fator Xa ativado interfere na produção de trombina e, desta forma, inibe várias ações da trombina na coagulação. Ao inativar a trombina, a heparina evita a conversão do fibrinogênio em fibrina e reduz a extensão do trombo.

A trombocitopenia grave pode ser acompanhada de complicações tromboembólicas (quando o trombo ou parte dele se desloca pela corrente sanguínea, bloqueando a passagem do sangue) como necrose cutânea, gangrena das extremidades que podem levar à amputação, infarto do miocárdio, embolia pulmonar, acidente vascular cerebral e possível óbito.

Os pacientes que apresentarem trombocitopenia e trombose após descontinuação da heparina devem ser avaliados para HIT e HITT.

Na busca pela promoção do uso correto e seguro dos medicamentos, a Unidade de Farmacovigilância divulga essa informação e solicita aos profissionais de saúde que notifiquem a suspeita destas reações adversas (e todas as suspeitas de reação adversa grave a qualquer medicamento ou aquela que não esteja descrita na bula) por meio do Formulário de Suspeita de Reação Adversa a Medicamentos. 

A contribuição de todos é fundamental na constituição do sistema de monitorização dos medicamentos comercializados no País, pois o acúmulo de informações norteia as ações regulatórias no mercado farmacêutico brasileiro.


Referência consultada:

http://www.fda.gov/medwatch/safety/2006/safety06.htm#Heparin