Alertas Alertas

Voltar

Alerta: vacinas contra a Covid-19 não são intercambiáveis

Área: GGMON

Número: 12022

Ano: 2021

Resumo:

A Anvisa alerta os profissionais de saúde e a população para que a administração da primeira e da segunda doses da vacina contra a COVID-19 sejam realizadas com vacinas do mesmo fabricante.


Identificação do produto ou caso:

Vacinas contra Covid-19


Problema:

A Anvisa alerta os profissionais de saúde e a população para que a administração da primeira e da segunda doses da vacina contra a COVID-19 sejam realizadas com vacinas do mesmo fabricante. 

Não existe, até o momento, informação sobre intercambialidade entre as vacinas utilizadas no Brasil, ou seja, não há dados que sustentem que a troca de fabricantes de vacinas entre a primeira e a segunda dose produza resposta imune SARS-Cov-2. 

A identificação dessa troca entre a primeira e a segunda dose da vacina deve ser informada às Autoridades de Saúde. 

Produto Farmacêutico Intercambiável: equivalente terapêutico de um medicamento de referência, comprovados, essencialmente, os mesmos efeitos de eficácia e segurança. 

 


Ação:

Orientação aos usuários 

Ao detectar a troca de fabricantes entre as duas doses da vacina, comunique imediatamente a equipe de saúde e leve o cartão de vacinação. 

Profissionais de saúde 

Registre a ocorrência no sistema e-SUS Notifica

Orientação ao fabricante Registre a ocorrência no sistema VigiMed e ative o sistema de farmacovigilância para o acompanhamento do caso, cujas informações devem integrar o Sumário Executivo e o Relatório Periódico de Benefício-Risco. 


Histórico:


Recomendações:

 


Anexos:



Referências: