Voltar

Adiada atracagem do navio Kota Pemimpin

PORTO DE SANTOS

Adiada atracagem do navio Kota Pemimpin

A inspeção na embarcação é necessária para que a Anvisa possa emitir o Certificado de Livre Prática (CLP), documento fornecido a todas as embarcações regulares que atracam nos portos brasileiros.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 18/02/2020 19:22
Última Modificação: 19/02/2020 10:58

A atracagem do navio de bandeira chinesa Kota Pemimpin só deverá ocorrer nesta quarta-feira (19/2), às 14h. A previsão inicial era de que o navio atracasse na madrugada desta terça-feira (18/2). No entanto, a piora das condições climáticas e de marés não permitiu que a embarcação chegasse ao Porto de Santos. Quando isso ocorrer, a Anvisa irá a bordo para inspecionar a embarcação.

A ação faz parte do reforço de medidas da Agência em relação ao coronavírus, já que o navio teve o relato de dois casos com sintomas de tosse e febre. Neste momento, porém, não há nenhum tripulante doente no navio, não havendo motivo para preocupação.

A inspeção na embarcação é necessária para que a Anvisa possa emitir o Certificado de Livre Prática (CLP), documento fornecido a todas as embarcações regulares que atracam nos portos brasileiros. O Certificado engloba um grupo de documentos que permitem à Agência avaliar se há viajantes doentes e se a embarcação é proveniente de áreas de risco de transmissão de alguma doença de interesse em saúde. Na maior parte dos casos, o documento é concedido de forma eletrônica (via rádio). No entanto, diante da comunicação de algum evento de saúde pelo capitão da embarcação, a emissão é vinculada a uma inspeção a bordo.

Leia também: Anvisa irá a bordo do navio Kota Pemimpin

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook @AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial.