Voltar

Anvisa recebe evento internacional de controle de tabaco

Tabaco

Anvisa recebe evento internacional de controle de tabaco

Oficina sediada pela Agência recebe países da América Latina no debate do Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito de Produtos do Tabaco
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 14/09/2016 16:04
Última Modificação: 04/01/2017 18:06

O governo brasileiro por meio da Anvisa recebe nesta quarta-feira (14/09) evento regional de controle de tabaco para a América Latina. Dentre os países confirmados para a Oficina estão o Brasil, o Chile, a Colômbia, o Equador, o Peru, o Uruguai e a Venezuela. Especialistas, organizações intergovernamentais e não-governamentais também participarão das séries de discussões.

Todos os sete países presentes no evento, membros da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da Organização Mundial da Saúde (CQCT da OMS), avaliarão como podem fornecer suporte multissetorial ao Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito de Produtos do Tabaco.

 

O Protocolo e Oficina

 

Funcionando como uma extensão do artigo 15 da Convenção, o Protocolo a ser debatido durante a Oficina exige a adoção de medidas específicas para o controle da cadeia de abastecimento, incluindo o estabelecimento de um regime de rastreamento global, para aplicação da lei e para cooperação internacional.

A Dra. Vera Luiza da Costa e Silva, chefe do Secretariado da Convenção, explica a importância do evento desta semana, "durante toda esta Oficina iremos discutir os diferentes aspectos do Protocolo dentro da região sul-americana, com a esperança que cada delegação levará informações importantes de volta a seus respectivos governos".

Esta Oficina internacional conta com o apoio do governo brasileiro por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Comissão Nacional para Implementação da CQCT no Brasil (CONICQ), além do suporte da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A Comissão Europeia apoiou financeiramente a realização deste evento regional