Voltar

Navios de cruzeiro: reunião trata de protocolos

Coronavírus

Navios de cruzeiro: reunião trata de protocolos

Agência realizou encontro com coordenadores de portos nesta sexta-feira (14/2) para reforçar os protocolos para planos de contingência em navios de cruzeiro.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 14/02/2020 19:03
Última Modificação: 17/02/2020 14:34

Como parte das ações rotineiras no controle sanitário de riscos à saúde pública em portos, a Anvisa está reforçando os protocolos para planos de contingência com as suas equipes nos portos brasileiros. Nesta sexta-feira (14/2), a Agência avaliou ações e tratou das particularidades de cada porto com os coordenadores regionais e estaduais do país. O objetivo é reforçar as ações de saúde que devem ser adotadas a bordo para prevenir situações e surtos em embarcações de passageiros, especialmente em relação ao novo coronavírus, o nCoV.

Cabe ressaltar que tais diretrizes já estão estabelecidas pelo Regulamento Sanitário Internacional (RSI), pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 72/2009 e pelo Guia Sanitário para Navios de Cruzeiro. Ações específicas estão previstas em protocolos da Anvisa.

Um dos pontos de atenção é com os navios que aportam no Brasil na semana do Carnaval, especialmente em cidades que são grandes polos da festa e que recebem cruzeiros marítimos, como Rio de Janeiro e Salvador.

Saúde a bordo

Todos os anos a Anvisa realiza ações com foco nos navios de cruzeiro. Nesta temporada, a preocupação com o coronavírus aumentou a atenção da Agência com as empresas responsáveis por esses eventos.

A atual temporada de cruzeiros começou em outubro do ano passado e vai até o próximo mês de abril. A previsão é de 42 navios circulando na costa brasileira. A maior parte dessas embarcações realiza percursos apenas entre os portos do Brasil, seguidos de escalas na Argentina e no Uruguai, durante a temporada.

Durante toda a temporada, os navios são orientados a notificar, diariamente, casos de suspeita de doenças transmissíveis a bordo. A equipe do Programa Nacional de Vigilância em Saúde para Navios de Cruzeiro realiza o monitoramento diário dos eventos de saúde pública que são notificados pelos navios e estabelece diretrizes e medidas de controle para situações de surtos, a fim de proporcionar resposta rápida a possíveis eventos de saúde a bordo dessas embarcações.

 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook @AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial.