Medicamentos Medicamentos

Return to Full Page
Back

Abastecimento de medicamentos e produtos permanece estável

$chapeu_da_noticia.getData()

Abastecimento de medicamentos e produtos permanece estável

Por: ASCOM
Publicado: 30/08/2012 03:00
Última Modificação: 29/04/2016 16:36
$texto_alternativo.getData()
$legenda-imagem.getData()

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)  recebeu informações dos 14 laboratórios farmacêuticos que foram notificados no dia 27 de agosto para que relatassem as condições do estoque de seus medicamentos, insumos e produtos para saúde, bem como o motivo de uma possível falta. Com base nas informações prestadas pelos 14 laboratórios, a Anvisa afirma que até a presente data (30/08) não há desabastecimento de medicamentos e produtos para a saúde no país em consequência da retenção de carga dessas empresas.

Das 14 empresas notificadas, quatro informaram que não há falta de seus produtos no mercado, ao contrário do que havia sido veiculado na mídia. Os dados fornecidos por outras seis indicam que elas não enfrentam situação de desabastecimento relacionada à greve dos servidores da Anvisa. Outros quatro laboratórios tiveram produtos enquadrados como prioritários para análise. Cabe salientar que a maioria dos produtos desses quatro últimos laboratórios foi protocolizada na Anvisa no mês de agosto. Portanto, não há atraso na análise dos processos.

De acordo com o diretor presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, tendo em vista a função institucional da Agência e o seu compromisso com a garantia de oferta de medicamentos essenciais à população, esta ação foi adotada para esclarecer se há falta de medicamentos em unidades da federação devido à greve dos servidores da Agência, conforme algumas reportagens divulgadas na imprensa.

Para manter a normalidade do abastecimento, mesmo diante do quadro de greve de seus servidores, a Anvisa realizou um esforço concentrado no último final de semana para agilizar a liberação de medicamentos e produtos para a saúde nos principais locais de entrada de produtos, que são os aeroportos dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Tal operação será retomada novamente neste final de semana, quando a Anvisa fará outro esforço concentrado para analisar autorizações de pré-embarque de produtos para saúde, de maneira semelhante ao que foi realizado no decorrer dessa semana para produtos biológicos.

O telefone da Central de Atendimento da Anvisa está à disposição da sociedade para envio de denúncias e reclamações: 0800 642 9782, disponível de 7h30 às 19h30, de segunda à sexta, exceto feriados. Além disso, no portal da Agência também é possível acionar a Central de Atendimento e a Ouvidoria da Anvisa. No período de 20 a 29 de agosto, estes serviços registraram dez demandas relacionadas a uma possível falta de medicamentos ou produtos para a saúde.

Confira abaixo a relação dos laboratórios e dos produtos sob sua responsabilidade:

Farmoquímica - Sustrate (propatinilnitrato)

Medley Indústria Farmacêutica Ltda - Propianato de clobetasol, Prandin (repaglinida), Cloridrato de fluoxetina

Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A. - Xenical (Orlistate), Xeloda (Capecitabina), Herceptin (trastuzumabe)

Química Haller Ltda -Polixil B (Sulfato de Polimixina B)

Abbott Produtos para Saúde Ltda.- Kits de diagnóstico

Novo Nordisk Farmacêutica do Brasil Ltda. -Insulinas

Merck S/A - Erbitux (Cetuximabe)

Laboratórios Libra do Brasil S.A. - Doxelib (Docetaxel)

Johnson & Johnson do Brasil Indústria e Comércio de Produtos para Saúde Ltda- Fios de sutura

Genzyme do Brasil Ltda- Todos os medicamentos registrados na Anvisa

Laboratórios B. Braun S/A - Soluções parenterais e outros produtos

Baxter Hospitalar Ltda- Soluções parenterais e outros produtos

Eli Lilly do Brasil Ltda- Insulinas

Novartis Biociências S.A.- Medicamentos para tratamento de câncer
 

Imprensa/Anvisa